Voltar

Notícias

27
set
2013
(PAPEL E CELULOSE)
Celulose é alvo de cupins
As árvores são resistentes, algumas frondosas e enormes em extensão, mas são frágeis e podem ser demolidas por um bichinho de menos de um centímetro: o cupim. “A única coisa que o cupim utiliza como fonte de alimento é a celulose e de todos os materiais que ele consome, seja um papelão ou um tecido natural, o que ele vai extrair é a celulose”, explica o pesquisador do IPT, Gonzalo Lopez.

A celulose é uma fibra que fica dentro das células das plantas. Sendo assim, os cupins a extraem também no papel. Eles fazem ninhos nas paredes das casas para chegar até a madeira. Nas árvores, eles atacam sempre pela raiz, mas o sintoma pode aparecer do lado de fora, na casca.

Sendo identificado o cupim em alguma árvore é preciso avisar os órgãos responsáveis de sua cidade e a Prefeitura. No Brasil é proibido o uso de recursos para combater essas pragas, principalmente em lugares públicos, devido aos produtos conterem tóxicos. O que normalmente é feito pelas Prefeituras é cortar os galhos ocos, mas quando a árvore toda é danificada, acaba sendo removida.

Fonte: G1 / Adaptado por CeluloseOnline

Sindimadeira_rs ITTO