Voltar

Notícias

29
ago
2013
(GERAL)
Madeira apreendida em operação do Ibama será doada a instituições
Mais de 4.000 m³ de madeira apreendida em operação do Ibama em área de reserva indígena no oeste do Estado do Maranhão, serão doados para instituições de seis municipios. Cinco são da região: Bom Jesus das Selvas, Araguanã, Governador Newton Belo, Bom Jardim e Santa Luzia do Paruá.

A quantidade de madeira apreendida na operação Hiléia Patria é o equivalente a 110 carretas lotadas, e poderá ser usada em projetos sociais, como construção de sede de associações e casas comunitárias.

O valor das multas aplicadas ultrapassa os R$ 2,3 milhões. Foram apreendidos ainda quatro tratores, armas de fogo, três caminhões e 16 serrarias foram desmontadas. A operação passou por vários municípios do entorno das Terras Indígenas Auto Turiaçu, Awá e Caru. Há um mês está com base em Buriticupu, onde funciona um importante pólo madeireiro.

Segundo o Núcleo de Inteligência do Ibama no Maranhão, o Estado é um dos maiores fornecedores de madeira beneficiada para o Nordeste brasileiro. Somente em Buriticupu, foram contabilizadas 95 serrarias registradas no Cadastro Técnico Federal - CTF, mas só existem, de fato, 25. Dessas, 22, estão com algum tipo de irregularidade, como ter em depósito madeira sem origem, falta de licenças válidas ou com licenças vencidas e descumprimento de embargo.

Fonte: G1 MA adaptado por CeluloseOnline

Sindimadeira_rs ITTO