Voltar

Notícias

22
jul
2013
(CERTIFICAÇÃO)
Pequenos e médios produtores florestais poderão ter certificação florestal FSC
Pequenos e médios produtores florestais poderão ter certificação florestal facilitado com a aprovação do SLIMF (manejo florestal em pequena escala e/ou de baixa intensidade, em português). A iniciativa é inserir a certificação FSC no Brasil com o objetivo de ampliar a conservação e restauração da Mata Atlântica. A certificação é aplicável a todas propriedades no Brasil, tanto nativas quanto plantações florestais.

“O aumento da área certificada pelo FSC implicará na ampliação da área de florestas naturais em processos de regeneração e de restauração”, destaca o superintendente de Conservação do WWF-Brasil, Michael Becker. De acordo com ele, o resultado de conservação é o aumento da área de florestas plantadas certificadas pelo sistema FSC, com foco em pequena escala e na transformação de mercado consumidor de papel e celulose.

Segundo Fabíola Zerbini, secretária executiva do FSC Brasil, “a presença e quantidade de pequenos produtores e comunidades é enorme e trazer esse público para dentro do sistema é tanto bom para o FSC, que irá aumentar as áreas certificadas no país e a oferta da boa madeira certificada, quanto para o público do pequeno produtor, que poderá comercializar sua madeira com valor social e ambiental agregado e melhorar suas práticas”.

A criação de um padrão para certificar esses produtores foi feito em parceria entre WWF Brasil, Universidade Federal de Viçosa (UFV) e FSC Brasil. Suzano, Klabin, Fibria, Jari Celulose e Cenibra apoiaram financeiramente o processo de construção do Padrão de Certificação, primeira fase do projeto. Agora, o projeto quer certificar os grupos.

Mais informações no site.

Fonte: CeluloseOnline

Sindimadeira_rs ITTO