Voltar

Notícias

05
jul
2013
(MÓVEIS)
Prêmio Excelência MOVERGS reconhece expoentes do setor moveleiro gaúcho
Distinção foi entregue para as empresas Bertolini, Doripel, Jaeli, Motiva, Multimóveis e Telasul, além do título Personalidade do Setor para Nelto Scarton

Superar as adversidades de um mercado cada vez mais complexo e competitivo, alcançando resultados positivos nos negócios, é mérito de empresas diferenciadas, que sintetizam a representatividade do setor moveleiro gaúcho. Em reconhecimento a esse talento empreendedor, a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul anunciou os vencedores do Prêmio Excelência 2013. Indústrias e empresários que se destacaram na cadeia produtiva de madeira e móveis, mostrando seu gabarito em produtos, serviços e gestão, receberam a distinção entregue no dia 03 de julho, durante o XXIII Congresso Movergs, em Bento Gonçalves (RS).

Os premiados foram seis empresas: na categoria Mercado Interno, Jaeli (Micro e pequena), Multimóveis (Média), e Telasul (Grande); na categoria Mercado Externo, Motiva (Micro e pequena), Doripel (Média) e Bertolini (Grande). O título de Personalidade do Setor foi entregue para o empresário Nelto Scarton (Joviplast).

Marcado pelo compromisso de evidenciar as empresas que contribuem para o desenvolvimento da cadeia produtiva de madeira e móveis, o Prêmio Excelência MOVERGS chegou a sua 11ª edição cumprindo a missão de mostrar iniciativas promissoras que contribuem com o crescimento do setor. “Para prestar um justo e merecido reconhecimento a todos aqueles que fazem a diferença no meio moveleiro, o prêmio destaca, há mais de dez anos, empresas e empresários símbolos do comprometimento, talento e determinação, que alicerçam nossas expectativas de construir um futuro ainda mais próspero. A MOVERGS parabeniza a todas as indústrias que fazem parte dessa trajetória de sucesso e agradece pela força empreendedora capaz de transformar nosso segmento e bem representar a pujança industrial do estado”, afirma Ivo Cansan, presidente da MOVERGS.

CONHEÇA OS VENCEDORES DO PEM 2013

Mercado Interno:
Micro e pequena empresa: Jaeli
Média porte: Multimóveis
Grande porte: Telasul

Mercado Externo:
Micro e pequena empresa: Motiva
Médio porte: Doripel
Grande porte: Bertolini

Personalidade do setor:
Nelto Scarton

MERCADO INTERNO
O dia a dia das indústrias moveleiras pode muito bem ser entendido como um exercício constante de superação. Afinal, são muitos os entraves e obstáculos que desafiam a criatividade das empresas em busca de mais competitividade para seus negócios. Na cadeia produtiva de madeira e móveis gaúcha sobram exemplos de como é possível contornar adversidades e encontrar o caminho do desenvolvimento e dos bons resultados – méritos de um segmento reconhecido pelo talento em surpreender positivamente o mercado e, assim, crescer. Conheça as vencedoras da categoria Mercado Interno do PEM 2013.

Jaeli: Fundada em junho de 2000, a Jaeli Móveis lançou-se no mercado fabricando móveis para cozinha. Localizada em Nova Candelária (RS), oferece ao mercado uma linha completa de móveis para cozinhas, dormitórios, home theaters, home offices, áreas de serviço, banheiros e ambientes corporativos. A força da marca Jaeli está em oferecer móveis que não se destacam apenas pelo design e beleza, mas também pelas medidas, excelência nos detalhes e acabamentos diferenciados. A linha de planejados da empresa apresenta soluções completas aos mais variados ambientes, transformando até mesmo pequenos espaços em grandes projetos sob medida. Somente no circuito nacional, a Jaeli Móveis atende mais de mil pontos de venda, mantendo sua competitividade pela inovação, produtos com alto padrão de qualidade, otimização dos recursos, satisfação do cliente, compromisso com a sustentabilidade e aperfeiçoamento constante.

Multimóveis: A Multimóveis Indústria de Móveis, localizada em Bento Gonçalves (RS), iniciou suas atividades em 01 de janeiro de 1995, fabricando móveis infantis e em pouco tempo tornou-se uma das maiores fábricas especializadas no segmento. Em 1998, a empresa adquiriu a Decormóvel Indústria de Móveis, fabricante de racks, estantes, escrivaninhas e dormitórios, que após quatro anos foi incorporada a marca. Em 2009, a Multimóveis lança a EKO Ambientes, desenvolvida para buscar um espaço diferenciado no mercado de móveis planejados. Em 2011 surge a Multipla, marca de móveis modulados que visa atender um público que busca design moderno aliado a preços acessíveis. Atualmente, a Multimóveis conta com 280 funcionários e alia equipamentos de última geração à capacitação profissional de sua equipe. Além do mercado brasileiro, seus produtos são exportados para mais de 40 países.

Telasul: A Telasul iniciou suas atividades em 1972, em Bento Gonçalves (RS), e em 1986 lançou-se no mercado de móveis tubulares e aramados como: beliches, camas de casal e de solteiro. Com a excelente aceitação dos seus móveis, a Telasul transferiu-se, em 1989, para um moderno complexo industrial com 22.500 m² na cidade de Garibaldi (RS). Após investimentos maciços em tecnologia, começou a desenvolver, em 2002, uma linha de cozinhas de aço com atributos inéditos e design inovador e as exporta para mais de 20 países. Em 2006, a Telasul lançou uma linha de portas e sistemas de alumínio para atender o mercado moveleiro. No ano de 2007 a empresa lança a Telasul Madeira, fabricante de cozinhas e dormitórios modulados de madeira em parceria com a Unicasa. Buscando mais uma vez a diversificação dos seus negócios, em 2008 é lançada a linha de mobiliário para ponto-de-venda, sob a marca Telasul PDV, oferecendo soluções que vão desde expositores e acessórios até projetos de lojas inteiras. Com mais de 40 anos de história, a Telasul se tornou uma das principais empresas de móveis de aço do Brasil e procura estar à frente dos movimentos de mercado, sempre com ousadia para explorar e investir em novos desafios.

MERCADO EXTERNO
O sucesso dos negócios de uma empresa exportadora está diretamente ligado a sua capacidade de superar condições adversas e manter-se sempre um passo a frente das movimentações do mercado – uma fórmula de atuação em que não podem faltar empreendedorismo e versatilidade. Da soma desses diferenciais aparecem cases inspiradores, de indústrias capazes de conquistar posição de destaque em um mercado global cada vez mais competitivo e nem sempre em condições igualitárias. São as histórias desse tipo de empresa que ganham evidência e reconhecimento através das vencedoras do Prêmio Excelência MOVERGS 2013 na categoria Mercado Externo:

Motiva: A MOTIVA Indústria de Móveis, localizada em Bento Gonçalves (RS), é uma empresa familiar, com 26 anos de atuação e que iniciou sua produção como fabricante de móveis de metal residenciais. Hoje, a marca MOTIVA, representada por seus móveis para escritório, está fortemente presente em todo Brasil, Paraguai, Uruguai e Panamá. Seus produtos são fabricados em MDF e revestidos em BP e têm forte identidade própria, que com suas formas simples, sóbrias e essenciais, transformam os ambientes de trabalho de profissionais liberais e corporativos ainda mais atuais e imponentes.

Doripel: A Móveis Doripel iniciou sua trajetória em 1986, com uma simples estofaria, em Lagoa Vermelha (RS). Pensando no crescimento da empresa, seus proprietários migraram para o ramo moveleiro, começando a produzir racks, estantes e salas de jantar – negócio que se mostrou muito promissor. Em 2002, a fábrica muda sua linha de produção, focando em dormitórios e, atualmente, também na linha infantil. Sempre buscando a satisfação dos clientes, a Doripel conta com processos de fabricação com tecnologia moderna, que resultam em produtos de alto padrão e qualidade. Tem como filosofia trabalhar com seriedade e compromisso com todos os públicos. Atualmente, a empresa produz roupeiros, cômodas e móveis infantis, primando pela qualidade associada a preços extremamente competitivos. Bem posicionada no mercado, a cada ano a Doripel fortalece sua marca em nível nacional e internacional.

Bertolini: O Grupo Bertolini sintetiza uma história de quase 45 anos evidenciando a força do empreendedorismo – e traduzindo-a em uma trajetória de sucesso. Agregando três segmentos de negócios – cozinhas de aço, móveis em MDF e sistemas de armazenagem –, está entre as grandes empresas gaúchas que alcançam atuação em âmbito nacional e também no mercado exterior. A história da empresa começou a ser escrita em 25 de agosto de 1969, quando os irmãos Walter, Rui, Raul, Henrique e Antônio assumiram o desafio de dar continuidade ao trabalho do pai e fundaram o próprio negócio, no ramo metalúrgico. A vontade de crescer e a visão de futuro da família Bertolini permitiram a criação de uma nova linha de produtos de aço. Sendo assim, em 1977, a Bertolini passou a produzir cozinhas de aço, a fim de satisfazer uma necessidade do mercado. Em 1980 a linha de produtos Bertolini foi ampliada com armários para vestiários, estantes e arquivos em aço, além de mesas para refeitórios. Diante da necessidade de ser competitiva no mercado e diversificar sua produção, em 1994 a empresa apresentou uma grande inovação no mercado nacional: passou a fabricar dormitórios em MDF – a primeira empresa a trabalhar com esta matéria-prima em nível industrial no país. Em 1996, iniciou a produção de cozinhas e, gradativamente, ocorreu a ampliação da linha. Com parque fabril total de aproximadamente 62 mil m², é responsável por mais 1.300 colaboradores diretos. Sediada em Bento Gonçalves (RS), tem unidades produtivas em Pernambuco e Goiás – além de novas instalações em fase de obras no Espírito Santo.

PERSONALIDADE DO SETOR

Nelto Scarton
Com 40 anos de participação efetiva no setor moveleiro, Nelto Scarton foi o quarto agraciado com o prêmio Excelência MOVERGS – Personalidade do Setor (já receberam a distinção Aldo Cini, Maristela Cusin Longhi e Henrique Bertolini, desde a criação do título).
Exemplo de pró-atividade, determinação e empreendedorismo à frente do segmento, o empresário atuou em diversas atividades setoriais: participou das quatro edições da Mostra do Mobiliário – antiga Movelsul, inclusive como presidente; foi um dos idealizadores e presidiu a quarta edição da FIMMA Brasil; comandou o Sindmóveis por seis anos; e participou da fundação da MOVERGS, sendo seu presidente por cinco anos e, depois, membro da diretoria.

Importantes contribuições para o crescimento da cadeia produtiva de madeira e móveis colocam o nome de Scarton no rol dos grandes protagonistas do setor. Entre as principais, destaca-se o estímulo ao desenvolvimento do polo moveleiro de Bento Gonçalves, reunindo novas lideranças e incentivando a participação do empresariado nas entidades representativas. Na passagem pelo Sindmóveis, adquiriu a sede própria do Sindicato e, como presidente, promoveu cursos, palestras, convênios, jornadas de debate, semana sindical, além de instituir o Troféu Pedro Maragno, entre outros.

Na MOVERGS, Scarton atuou no desenvolvimento de normas técnicas de cozinhas junto ao Senai, na estruturação da associação, na realização de reuniões bimestrais nos polos moveleiros e na instituição dos prêmios Destaque Moveleiro Regional e Gaúcho. O empresário foi também um dos idealizadores da FIMMA Brasil, coordenou o Congresso MOVERGS, adquiriu a sede própria da entidade, firmou parcerias com o SEDAI (hoje SDPI) e encaminhou projetos técnicos para redução do IPI e outros tributos ao governo federal.

A soma de muito trabalho e dedicação resultou em uma trajetória reconhecida pelo comprometimento com as demandas do setor moveleiro e em prol do bem comum. “Acredito ter participado com liderança na formação de uma estrutura moveleira coesa, conseguindo uma grande participação no segmento. Sempre busquei alternativas para as dificuldades do setor, o que me proporcionou grande alegria pelo êxito alcançado. Também tive a oportunidade de lançar ideias importantes, como a da FIMMA Brasil, e de agregar pessoas igualmente comprometidas, que aceitaram o desafio de realizar a feira, tornando-a uma das maiores do mundo. Esse feito está entre os fatores que mais me entusiasmaram no período em que dirigi entidades do setor moveleiro”, relembra. Hoje, Scarton comanda as atividades da empresa Joviplast, em Bento Gonçalves.

Fonte: Exata Comunicação

Sindimadeira_rs ITTO