Voltar

Notícias

25
jun
2013
(GERAL)
Celulose Riograndense faz consulta pública para saber sobre o uso de herbicida
A Celulose Riograndense lançou no site oficial da empresa uma consulta publica com a sociedade para saber sobre a utilização de herbicida de uso restringido pelo organismo certificador FSC (Forest Stewardship Council). O objeto da consultado é o oxyfluorfen (Goal), usado no controle de plantas daninhas infestantes que se estabelecem na fase de implantação da cultura.

A empresa está buscando autorização temporária junto ao FSC para utilizar o produto, e para isto, solicita a opinião de partes interessadas sobre o tema. A consulta está disponível no site desde 12 de junho e ficará até 31 de julho deste ano. Fora isso, também será feito consulta com as partes interessantes e entrevistas com vizinhos de plantações florestais da Celulose Riograndense.

Segundo a companhia, o oxyfluorfen é recomendado pelos órgãos oficiais do Ministério da Agricultura Pecuário e Abastecimento (MAPA), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para as culturas de algodão, arroz irrigado, café, cana-de-açúcar, cebola, citros, eucalipto e pinus. E no Uruguai, o FSC autoriza o uso do produto em Empreendimentos Florestais.

Histórico

O oxyfluorfen foi usado nas operações de manejo florestal da empresa até 2010. Depois, com o início do processo de certificação, o uso foi suspenso e o sulfentrazone o substituiu. No entanto esse novo herbicida não atendeu todas as necessidades da empresa. Agora, recentemente, uma determinação Estadual (FEPAM 05/2012-DL, processo 12801-06.67/06-9) proibiu o sulfentrazone no estado do Rio Grande do Sul.

Fonte: CeluloseOnline

ITTO Sindimadeira_rs