Voltar

Notícias

24
jun
2013
(GERAL)
Estudo colhe informações sobre monitoramento de agentes poluentes de árvores
O doutorando no Programa de Recursos Florestais da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), Matheus Peres Chagas, realizou estudo sobre o monitoramento dos agentes poluentes. O estudo foi baseado através de análise dos anéis de crescimento formados no lenho dos troncos de árvores, como biomonitores ambientais.

“Essas informações auxiliam no entendimento da dinâmica da poluição atmosférica e na definição de parâmetros e valores para a quantificação do estado de sanidade do ambiente”, afirma o pesquisador.

O estudo propôs avaliar os anéis de crescimento do lenho de árvores de sibipiruna e de ipê de El Salvador, ambas espécies utilizadas na arborização de ruas, parques e avenidas das cidades brasileiras. Os resultados mostram que as árvores de Paulínia (SP), onde foi realizado o estudo, respondem à presença de poluentes presentes no ambiente a partir da redução da taxa de crescimento e do acúmulo de elementos químicos com grande potencial tóxico em seu lenho.

Segundo o pesquisador, as informações poderão ser utilizadas como forma de monitoramento complementar e com grande precisão às redes instrumentais instaladas no país. “Este trabalho é fundamental para a geração de base de conhecimento na área e como subsídio para a definição de políticas públicas e de legislação de controle, além do monitoramento da emissão de poluentes”, conclui.

Fonte: CeluloseOnline

ITTO Sindimadeira_rs