Voltar

Notícias

12
jun
2013
(ECONOMIA)
Economia chinesa está perdendo ritmo de crescimento
Nos últimos dias cresceram as evidências de que a economia da China está perdendo o ritmo de crescimento, isso porque a demanda interna não compensa a exportação, enquanto os principais parceiros comerciais do país lutam contra a desaceleração de suas economias. Com as exportações de maio alcançando o menor crescimento em quase um ano, a inflação, o crescimento dos empréstimos bancários, investimentos abaixo das expectativas, além de produção e vendas no varejo cresceram no ritmo de meses anteriores.

A inflação ao consumidor da China caiu para 2,1% o mais baixo percentual em três meses, enquanto os custos de produção caíram 2,9% o menor nível desde setembro. "Os números de atividade indicam expansão contínua, mas o crescimento continua pouco convincente e o impulso parece ter perdido o ritmo em maio", disse o economista Louis Kuijs, do RBS, em nota. Dados oficiais mostraram que as exportações da China referentes ao mês de maio registraram sua menor taxa de crescimento em quase um ano.

Números

Dados do Banco Central sinalizam que os bancos chineses emprestaram 667,4 bilhões de yuans (US$ 109 bilhões) em novos empréstimos em maio, e não alcançaram as expectativas do mercado de 850 bilhões de yuans. “Os dados mostraram demanda muito fraca", disse o economista-chefe da Mizuho Securities Asia em Hong Kong, Jianguang Shen.

O financiamento social total foi de 1,19 trilhões de yuans contra 1,75 trilhão de yuans em abril. Entretanto, o crescimento das vendas no varejo, investimentos em ativos fixos e produção industrial atingiram as expectativas em 12,9%, 20,4% e 9,2%, respectivamente.

Fonte: Reuters e o Estado de S. Paulo / Adaptado por CeluloseOnline

Sindimadeira_rs ITTO