Voltar

Notícias

02
mai
2013
()
Masisa lança parceria com Senai para capacitar marceneiros e aumentar a produção
A falta de qualificação da mão de obra, sobretudo no setor de construção civil, é um dos maiores gargalos para o desenvolvimento do País. Atenta à questão e preocupada com a formação técnica de profissionais do seu setor, a Masisa Brasil, uma das empresas líderes na indústria de móveis e no design de interiores, anuncia parceria inédita com o Senai para a criação do Curso de Capacitação de Marceneiros.

A primeira turma terá início esta semana, na Unidade de São Bernardo Campo (SBC), e contará com alunos que farão o curso para adquirir a qualificação profissional junto à instituição de ensino e receberão ao final o diploma de marceneiros. Pela parceria a Masisa Brasil vai patrocinar dois módulos – um de “Construtor de Móveis”, que terá 160 horas, e um de “Marceneiro”, com 320 horas. A meta da empresa é formar 35 mil marceneiros até o final de 2015 pela parceria.

Estudando o mercado moveleiro em 2012, a Masisa percebeu a falta de cursos profissionalizantes, que formassem novos marceneiros ou que fornecessem aos marceneiros já existentes a possibilidade de adquirir um aprendizado técnico formal e qualificado, criado especialmente para atender às necessidades do mercado e do consumidor.

“Nosso objetivo não é apenas formar, mas também trazer todas as informações necessárias para melhorar o trabalho do marceneiro, otimizar seu tempo, dinheiro e potencializar sua possibilidade de criar espaços planejados e móveis a pedido de seus clientes”, acrescenta Mara Pezzotti, diretora de Marketing da Masisa Brasil.

A educação como base de crescimento da cadeia de valor

O projeto vem de encontro com a estratégia da empresa de promover o crescimento de sua cadeia de valor integralmente, que conta, principalmente, com o desenvolvimento dos profissionais que a compõe. Esse projeto faz parte da Gestão do Triplo Resultado da Masisa, que tem como metas o resultado econômico, ambiental e social igualmente. Por esse motivo, a Masisa realizará uma pesquisa de impacto social com os alunos desde o primeiro dia de aula até meses após a conclusão do curso, para medir o quanto o treinamento oferecido impactou a vida deles. “É um projeto inspirador, que trará benefícios sociais imediatos”, diz Mara.

A parceria entre Masisa e Senai começará com a turma-piloto de SBC e será estendida, ainda em 2013, para outras cidades do estado de São Paulo e para a região Sul, englobando Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. A Masisa oferecerá gratuitamente os módulos, bem como fornecerá os painéis de madeira MDP e MDP para as aulas práticas.

Conteúdo

“Hoje, percebemos que a grande maioria dos marceneiros só conhece o MDF e não sabe que ao misturá-lo com o MDP terá uma ótima qualidade de painel, além de poder oferecê-lo a um preço mais competitivo, devido à mistura dos materiais. Também abordaremos a questão do E-1, ressaltando a importância de painéis com baixa emissão de formaldeído, ponto muito importante tanto para a saúde do marceneiro, quanto para o consumidor”, explica a diretora de Marketing da Masisa.

Dentro do conteúdo programático, serão oferecidas as habilidades básicas de noções referentes à ocupação de Construtor de Móveis e Marceneiros – de acordo com o módulo – empreendedorismo e produtividade e desperdício em cada área. Além das disciplinas fundamentais, os alunos terão matemática básica, desenho, apresentação das madeiras e derivados, ferramentas e máquinas, acabamento e acessórios, técnicas avançadas de construção de móveis, operações de máquinas automatizadas e aulas práticas. O aluno que fizer o primeiro módulo de “Construtor de Móveis” (160h), poderá optar por cursar mais 160 horas para obter a qualificação profissional como marceneiro. “Queremos passar a eles todas as informações essenciais para a realização dessa profissão, bem como técnicas modernas, manuseamento de máquinas e segurança no trabalho, evitando acidentes e aumentando sua eficiência e renda”, finaliza Mara.

Para participar de futuros cursos, as inscrições devem ser feitas pelo Senai, que fica responsável pelas turmas. O aluno deve ter no mínimo 18 anos e 1º grau completo.

Sobre o Senai

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Senai, está presente em todo o território Brasileiro e desenvolve ampla gama de programas de formação profissional, buscando atender às carências da mão de obra industrial brasileira, sempre em função das peculiaridades de cada região do país. Sensível às demandas originadas pelo setor industrial, o Senai expandiu suas atividades e, hoje, é uma instituição educacional que atua em diferentes frentes — desde a educação de menores para o trabalho e a formação de técnicos e tecnólogos industriais, até a realização de treinamentos ágeis e rápidos, destinados a adultos.

Sobre a Masisa Brasil

A Masisa é uma das empresas líderes na fabricação e na comercialização de painéis e produtos de madeira para a indústria de móveis e arquitetura de interiores. A marca Masisa é apontada por arquitetos, designers e marceneiros como a marca mais inovadora e de design de alto valor do setor de painéis. Possui cerca de mil colaboradores e conta com duas fábricas no Sul do Brasil, sendo uma em Ponta Grossa (PR) e outra em Montenegro (RS), onde são produzidos os painéis MDF (Medium Density Fiberboard e MDP (Medium Density Particleboard), crus e revestidos.

A gestão sustentável da Masisa Brasil é baseada no conceito do Triplo Resultado (econômico, social e ambiental). A empresa possui certificação FSC (Forest Stewardship Council) para 100% de suas florestas, tendo sido reconhecida pelo quinto ano seguido, como uma das 20 empresas-modelo em sustentabilidade, no Guia Exame de Sustentabilidade.

A Masisa elabora produtos de excelência e qualidade

A Masisa, como parte de sua visão de negócios e reconhecida liderança em âmbito internacional, elabora produtos com padrão de classe mundial. 100% dos painéis que a empresa produz estão de acordo com a norma europeia E-1, que identifica os produtos com baixa emissão de formaldeído, assegurando o bem-estar e a saúde das pessoas. No Brasil, a Masisa é a única fabricante de MDF que produz 100% de painéis do tipo E-1.

Masisa na América Latina

A Masisa é uma das empresas líderes na produção e na comercialização de painéis de madeira para móveis e arquitetura de interiores na América Latina, sustentada por uma gestão de Triplo Resultado, que busca obter os mais altos índices de desempenho nas áreas financeira, social e ambiental. Possui complexos industriais no Chile, Brasil, Argentina, México e Venezuela, os quais contam com certificações ISO 9.001 de gestão de qualidade, ISO 14.001 de gestão ambiental e OHSAS 18.001 de saúde e qualidade. Além disso, a Masisa conta com ativos florestais, certificados pelo Forest Stewardship Council (FSC), distribuídos por mais de 230 mil hectares de plantações, garantindo assim a matéria-prima para o negócio de painéis.

Fonte: Assessoria

ITTO Sindimadeira_rs