Voltar

Notícias

02
mai
2013
(MÓVEIS)
Financiamento do kit mobília tem impacto positivo segundo a MOVERGS
Desde 2012, Governo planeja financiar também os móveis das famílias contempladas pelo programa Minha Casa, Minha vida

O Governo Federal estuda o subsídio exclusivo aos beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida através de financiamento bancário com juros menores. A proposta visa facilitar a compra de móveis e produtos da linha branca (eletrodomésticos) às famílias de baixa renda. Estão em discussão duas hipóteses de financiamento de móveis. Uma delas estabelece o valor do crédito de acordo com a renda familiar, nos mesmos moldes como funciona hoje a aquisição das unidades familiares, ou seja, em três faixas diferentes de renda. A outra sugestão é proporcionar o mesmo subsídio a todos os beneficiários, independente da renda.

Ivo Cansan, presidente da MOVERGS – Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul – avalia que essa será uma das medidas do governo que mais impactarão positivamente o setor. Para Cansan, o prazo estendido do financiamento permitirá às famílias realizar o sonho de entrar nas novas casas já com o mobiliário também novo. “Quando este incremento estiver em prática, a aquisição de móveis certamente terá um crescimento considerável, com estimativas em torno de dois milhões de famílias beneficiadas nos próximos anos”, garante o presidente da MOVERGS.

Cansan destaca que, se o Governo Federal também estender o financiamento de móveis e eletrodomésticos às famílias que já adquiriram seu imóvel através do programa Minha Casa, Minha Vida, o impacto no setor moveleiro pode se elevar em mais 1,2 milhão de famílias beneficiadas pela nova linha de crédito. “Estimamos um crescimento em torno de 6% líquido para 2013 e esperamos que as medidas efetivamente saiam do papel e entrem em vigor, para que as indústrias possam produzir e crescer ao longo deste ano” comenta.

Fonte: Exata Comunicação

Sindimadeira_rs ITTO