Voltar

Notícias

16
abr
2013
(GERAL)
Setor florestal realiza Caravana da Inovação em busca de melhorias
Durante os quatro dias de Caravana da Inovação (CI), evento promovido pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) que passou,desde a última terça-feira (09) até sexta-feira (12), por cinco cidades da região Noroeste, foi possível detectar a situação crítica que os empresários enfrentam com as péssimas condições das estradas, tornando impossível o escoamento da produção de madeira.

De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de MT (Simno), Roberto Rios, os empresários do setor de base florestal da região noroeste do Estado cobram soluções para as más condições das estradas, a baixa oferta de mão-de-obra especializada, a alta carga tributária incidente sobre o setor, a escassez de linhas de crédito específicas para o segmento e a demora na liberação dos projetos de manejo. “A expectativa é grande com a Caravana, porque os empresários estão muito preocupados com as precárias condições das estradas na região, dificultando o desenvolvimento da atividade florestal”. Na região, a indústria madeireira gera cerca de quatro mil empregos diretos.

A superintendente de desenvolvimento sustentável do Cipem, Silvia Fernandes, que está na Caravana, contou que foi intensa a participação dos empresários em cada um dos encontros regionais, que ocorreram nos municípios de Brasnorte, Juruena, Cotriguaçu, Colniza, e Juína, a grande expectativa é que haja rápidas melhorias nesse setor bem como a melhor aplicabilidade do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).

O superintendente de gestão do Cipem, Ramiro Azambuja que também participou da CI, explicou que, o Cipem fará um relatório com as demandas de cada região com o objetivo de mobilizar autoridades e sociedade para resolver estas, que são questões imprescindíveis de respostas, aos empresários do setor.

“Com o documento elaborado representantes do setor florestal vão se reunir com o governador Silval Barbosa e o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva a fim de encontrar propostas para resolver o problema”, comentou Azambuja.

Nesta primeira edição participaram da CI os representantes das secretarias de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), de Meio Ambiente (Sema) e de Fazenda (Sefaz), além do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e Assembleia Legislativa (AL). Também participarão do evento equipes do Serviço Social da Indústria (SESI) e Rota Oeste Veículos.

Fonte: Redação 24horas

Sindimadeira_rs ITTO