Voltar
Notícias
05
abr
2013
(MÓVEIS)
Resultados superam expectativas e prometem ano bom para a cadeia produtiva moveleira
O legado da FIMMA Brasil 2013 será constatado não apenas pelos 653 expositores e 45.443 visitantes de 41 países que marcaram presença no Parque de Eventos de Bento Gonçalves – mas, sim, por toda a cadeia produtiva de madeira móveis, cujo desempenho, nos próximos meses, mostrará os reflexos dos cinco dias de feira. A décima primeira edição do maior encontro do segmento na América Latina e quinto em âmbito mundial estima a prospecção de US$ 439 milhões em negócios – indicador cerca de 9% superior ao resultado gerado em 2011. O número é fruto de informações obtidas junto aos expositores da feira.
“Somos unânimes em dizer que a FIMMA Brasil 2013 foi excelente. A feira cumpriu, mais uma vez, seu propósito de oferecer oportunidades de desenvolvimento para as indústrias do setor; facilitar, para os profissionais do segmento, o acesso ao conhecimento, às tecnologias e às tendências e, acima de tudo, colocar na vitrine mundial o trabalho vanguardista que as empresas moveleiras vêm protagonizando“, avalia o presidente Cacildo Tarso.
Diversos fatores contribuíram para a consecução de resultados tão positivos na edição de 2013 – entre os principais, o público qualificado, composto quase que na totalidade por visitantes profissionais e direcionados a construir, junto aos expositores, oportunidades de negócios. “A FIMMA tem se tornado, a cada edição, mais assertiva no cumprimento de seus objetivos, o que torna a participação no encontro muito mais eficiente e rentável. Hoje, é isso que as empresas esperam ao investir em uma feira: resultados. Esse é um diferencial bastante forte que temos e, certamente, será ampliado nas próximas edições”, destaca o presidente.
Somado a esse compromisso, a FIMMA Brasil aponta o foco para o planejamento da edição de 2015 – de 16 a 20 de março – com o desafio de evoluir em busca da excelência nos serviços prestados a expositores e visitantes. Oferecer as condições ideais de estrutura, de modo a tornar a participação na feira uma experiência cômoda e agradável, está entre as propostas que vêm ganhando força junto à organização. “Nossa missão, enquanto promotores, é a de trabalhar nos bastidores, preparando o palco com perfeição para que as empresas protagonizem grandes negócios na feira. Essa é a melhor contribuição que a FIMMA Brasil pode oferecer a cadeia produtiva de madeira e móveis”, diz Tarso.
Boa para todo o setor
De ponta a ponta na cadeia produtiva de madeira e móveis, a FIMMA Brasil 2013 trouxe contribuições para todos os elos do segmento por meio de ações especiais realizadas de forma paralela à feira. Para as empresas interessadas em prospectar caminhos no mercado internacional, o Projeto Comprador permitiu alinhavar importantes parcerias – que renderam a previsão recorde de US$ 7,15 milhões em negócios. Foram 434 rodadas envolvendo 20 importadores de oito países e 72 expositores.
Da mesma forma que as empresas encontraram a sua disposição ferramentas para a consecução de seu principal objetivo – a realização de negócios –, também os profissionais puderam aproveitar a feira para trocar experiências e adquirir conhecimento – a exemplo das caravanas participantes do FIMMA Marceneiro. O projeto reuniu 550 inscritos, vindos de todo o Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Distrito Federal. Na feira, eles tiveram recepção especial, participaram de palestras e visitas segmentadas.
Quem visitou a FIMMA Brasil 2013 pôde conferir, em primeira mão, os produtos apresentados e contemplados pelo Prêmio Inovação. Sua quinta edição teve 81 trabalhos inscritos, mostrando a vanguarda nas categorias Expositor, Profissional e Estudante nas modalidades Acessórios; Ferramentas e dispositivos; Máquinas; Matérias-primas e Tecnologias de informação para a manufatura. E, em se tratando de inovação, pela primeira vez, a FIMMA Brasil investiu em uma ação direcionada ao público especificador, com o painel internacional conduzido pelo designer Christian Ullmann e arquiteto Francisco Monroy, reunindo cerca de cem profissionais em um encontro onde a apresentação de tendências foi a pauta principal.
A feira na avaliação dos expositores
A Feira Internacional de Máquinas, Matérias-primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIMMA Brasil 2013) trouxe boas perspectivas para os 653 expositores – 424 nacionais e 229 internacionais. Público focado, formação de contatos e parcerias importantes, lançamentos e inovações para o setor moveleiro, visibilidade e fortalecimento da marca foram os grandes destaques para as empresas participantes.
A 11ª edição da FIMMA Brasil também superou as expectativas pela organização e eficiência nos serviços prestados – foco de intensos preparativos de toda diretoria da feira e equipe da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs). Todos esses fatores garantem a assertividade e o retorno de quem participou do evento. Confira a avaliação de alguns expositores:
“Nossas vendas, no estado do Rio Grande do Sul, estavam caindo. Na FIMMA Brasil estabelecemos vários contatos com clientes e representantes, que com certeza trarão bons frutos.”
(Tramare Indústria e Comércio)
“A participação na FIMMA Brasil é de fundamental importância para as empresas envolvidas no setor de madeira e móveis, pois apresenta ao mercado o que há de mais atual para o segmento. A feira é bem interessante e participaremos da próxima edição, pois é bem completa.”
(Tecno Tools Ferramentas e Abrasivos)
“O evento foi excelente, tivemos muitas visitas e muitos contatos, esperamos que de fato eles aconteçam e que tenhamos clientes sólidos e comprometidos. Priorizamos que os visitantes conheçam o nosso trabalho, nossa qualidade e responsabilidade. A feira estava muito organizada.”
(Haffen Portas em Alumínio para Móveis)
“Como nossa primeira participação, a feira foi muito positiva, pois percebemos muita receptividade dos visitantes do segmento moveleiro, muitos interessados em conhecer o produto e em receber propostas de fornecimento de equipamento. Conseguimos colocar nossa empresa e produto em evidência em um mercado exigente em termos de qualidade, além de conhecermos melhor toda a cadeia de suprimentos do segmento moveleiro, que abre outras perspectivas ao nosso negócio.”
(Euroimpianti do Brasil)
“A Colmeia do Brasil Ltda mantém a premissa de fornecer tecnologias e inovação aos seus parceiros. Dessa forma, na FIMMA Brasil 2013 teve como foco a sua linha de produtos destinados à área de logística na forma de embalagens com colmeia de papel. As embalagens fazem parte de um processo de mudanças no segmento, formados por produtos ecológicos e totalmente recicláveis. Uma nova tendência do segmento. A feira foi um evento de excelente qualidade no público que freqüentou e muitas perspectivas de negócios.”
(Colmeia do Brasil)
“A visitação ficou extremamente qualificada. Recebemos visitas importantes de segmentos de negócios que estamos prospectando e já nesta semana fechamos novos negócios. A FIMMA Brasil se esforça muito para compensar as deficiências logísticas e de infraestrutura do município.”
(Lamiecco Revestimentos)
“Excepcional. Edição de sucesso! Trabalhamos para levar aos participantes da cadeia produtiva do móvel sob medida novas tecnologias que permitem o aumento da escala de produção sem a redução da qualidade do produto final. Durante a FIMMA Brasil 2013 tivemos a oportunidade de apresentar detalhadamente nosso trabalho. Fechamos bons negócios e estabelecemos diversas parcerias com fornecedores e entidades de capacitação empresarial. Somamos mais de 300 apresentações detalhadas da nossa solução nos cinco dias de feira. Estamos satisfeitos e muito orgulhosos em termos participado desta edição histórica de sucesso que foi a FIMMA Brasil 2013.”
(Gabster Serviços em Tecnologia da Informação)
“O evento foi muito bom, é uma vitrine de abrangência internacional, com excelentes contatos e oportunidades. A cada edição da FIMMA Brasil sentimos a movimentação do mercado, o posicionamento do fabricante e sua necessidade de produto ou serviço. Para nós da LRB é um expediente de grande valia os cinco dias da exposição, fechamos grandes negócios e projetamos novos mercados durante a feira. A LRB tem crescido forte e parte deste resultado está agregado ao fato da empresa participar do evento.”
(LRB Indústria e Comércio de Produtos Químicos)
“O evento teve uma boa visitação, com público focado e de interesse. Participamos da FIMMA Brasil desde a sua primeira edição e buscamos a aproximação com o mercado, relacionamento com clientes e potenciais e visibilidade da marca.”
(Tecbril Tintas)
“Boas possibilidades de negócios a curto e médio prazo, público bastante interessado.”
(Indústria e Comércio de Máquinas Águia)
“Foram muitos os clientes que atendemos ou contatos que futuramente podem vir a comprar da empresa, bem como clientes fora da nossa região e até do estado. Acredito que a feira foi satisfatória.”
(Walmak)
“Essa foi a sexta vez consecutiva que participamos da FIMMA Brasil. A edição deste ano foi mais que especial para a empresa por vários motivos. Em clima de comemoração aos 30 anos de fundação, lançamos produtos que são fruto da parceira com a empresa alemã Awuko e de investimentos de mais de R$ 1,8 milhão no parque fabril feito no segundo semestre de 2012. Além disso, junto com a parceira de mais de 15 anos com a Franklin International, mostramos a linha completa de adesivos industriais, marcenaria e construção civil. Os visitantes puderam conhecer os adesivos e selantes para os mercados da construção e marcenaria com a marca Titebond, que vieram para facilitar a colagem de madeira com diversos materiais, atendendo as normas mais exigentes de qualidade e das especificações do sistema de construção sustentável LEED e NAHB. A feira surpreendeu com qualidade na organização e do público visitante. Podemos afirmar com entusiasmo que esta edição foi a melhor em comparação a todas as que participamos.”
(Grossl Indústria de Abrasivos / Grossl Indústria e Comércio)
“Podemos afirmar que saímos da FIMMA Brasil com ótimos contatos e com a certeza de fechamento de ótimas parcerias. Sentimos que a edição de 2013 estava com um publico ainda mais fortalecido e focado na busca de fornecedores. Ficamos muito satisfeitos com a visitação e contatos realizados, agora é trabalhar no pós-feira e fecharmos parcerias de sucesso para ambas as partes. Deixo aqui os mais sinceros agradecimentos a toda a organização da FIMMA Brasil, uma feira com exemplo de organização e agilidade no atendimento ao expositor, além disso, com boa visitação e ótimos contatos – tudo que se espera para um evento deste.”
(Components Importação e Exportação)
“Conseguimos alguns contatos de parceria e representação que poderão futuramente trazer bons frutos. Embora a feira tenha sido inicialmente dirigida para moveleiros, nós da Vantec ficamos satisfeitos com os resultados na nossa área, que é de processamento primário de madeira. A Vantec participa de feiras em varias regiões do Brasil e no exterior, julgamos que a FIMMA Brasil é a feira mais importante das que participamos e temos o interesse de voltar sempre, pois os resultados confirmam ser um bom investimento.”
(Vantec Indústria de Máquinas)
“A FIMMA Brasil é um evento aguardado pelo setor moveleiro e de extrema importância para a cadeia de madeira e móveis. Afinal, os lançamentos nela apresentados serão, mais tarde, vistos em forma de produto. Todo o esforço do Sindmóveis para promoção do design como forma de agregar valor e competitividade aos móveis brasileiros só tem resultado graças às tecnologias que possibilitam trazer para o mercado as ideias dos nossos designers. Não podemos deixar de valorizar a FIMMA Brasil como um evento de grande porte que contribui para o desenvolvimento do nosso município como referência na promoção de feiras de negócios e movimenta a economia, ao atrair milhares de visitantes e demandar uma gigantesca estrutura de serviços”.
(Cátia Scarton, presidente do Sindmóveis)
“A FIMMA Brasil proporcionou que atendêssemos possíveis clientes e um bom numero daqueles que já estão em carteira. Tivemos a oportunidade de recepcioná-los e apresentar-lhes nossos lançamentos. Outra oportunidade foi termos contato com possíveis clientes de outros países em nosso estande e na rodada de negócios.”
(Allparts Componentes)
“Evento de suma importância, pois é um momento de apresentar ao mercado todas as linhas disponíveis de produtos, bem como os lançamentos. A troca de informações, que ocorre entre a empresa e o cliente, é fundamental para ambos, além do crescimento e de uma análise da economia.”
(IVE do Brasil)
“A feira serviu para lançar nossas coleções e estreitar os laços com nossos principais clientes. Nossa expectativa é muito grande em relação a eles, daqui para frente. Achamos a feira deste ano melhor do que a do ano anterior, pois ela estava muito focada, entraram no nosso estande pessoas que realmente nos interessavam.”
(Altero Design)
“Somos unânimes em dizer que a FIMMA Brasil 2013 foi excelente. A feira cumpriu, mais uma vez, seu propósito de oferecer oportunidades de desenvolvimento para as indústrias do setor; facilitar, para os profissionais do segmento, o acesso ao conhecimento, às tecnologias e às tendências e, acima de tudo, colocar na vitrine mundial o trabalho vanguardista que as empresas moveleiras vêm protagonizando“, avalia o presidente Cacildo Tarso.
Diversos fatores contribuíram para a consecução de resultados tão positivos na edição de 2013 – entre os principais, o público qualificado, composto quase que na totalidade por visitantes profissionais e direcionados a construir, junto aos expositores, oportunidades de negócios. “A FIMMA tem se tornado, a cada edição, mais assertiva no cumprimento de seus objetivos, o que torna a participação no encontro muito mais eficiente e rentável. Hoje, é isso que as empresas esperam ao investir em uma feira: resultados. Esse é um diferencial bastante forte que temos e, certamente, será ampliado nas próximas edições”, destaca o presidente.
Somado a esse compromisso, a FIMMA Brasil aponta o foco para o planejamento da edição de 2015 – de 16 a 20 de março – com o desafio de evoluir em busca da excelência nos serviços prestados a expositores e visitantes. Oferecer as condições ideais de estrutura, de modo a tornar a participação na feira uma experiência cômoda e agradável, está entre as propostas que vêm ganhando força junto à organização. “Nossa missão, enquanto promotores, é a de trabalhar nos bastidores, preparando o palco com perfeição para que as empresas protagonizem grandes negócios na feira. Essa é a melhor contribuição que a FIMMA Brasil pode oferecer a cadeia produtiva de madeira e móveis”, diz Tarso.
Boa para todo o setor
De ponta a ponta na cadeia produtiva de madeira e móveis, a FIMMA Brasil 2013 trouxe contribuições para todos os elos do segmento por meio de ações especiais realizadas de forma paralela à feira. Para as empresas interessadas em prospectar caminhos no mercado internacional, o Projeto Comprador permitiu alinhavar importantes parcerias – que renderam a previsão recorde de US$ 7,15 milhões em negócios. Foram 434 rodadas envolvendo 20 importadores de oito países e 72 expositores.
Da mesma forma que as empresas encontraram a sua disposição ferramentas para a consecução de seu principal objetivo – a realização de negócios –, também os profissionais puderam aproveitar a feira para trocar experiências e adquirir conhecimento – a exemplo das caravanas participantes do FIMMA Marceneiro. O projeto reuniu 550 inscritos, vindos de todo o Rio Grande do Sul, Bahia, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Distrito Federal. Na feira, eles tiveram recepção especial, participaram de palestras e visitas segmentadas.
Quem visitou a FIMMA Brasil 2013 pôde conferir, em primeira mão, os produtos apresentados e contemplados pelo Prêmio Inovação. Sua quinta edição teve 81 trabalhos inscritos, mostrando a vanguarda nas categorias Expositor, Profissional e Estudante nas modalidades Acessórios; Ferramentas e dispositivos; Máquinas; Matérias-primas e Tecnologias de informação para a manufatura. E, em se tratando de inovação, pela primeira vez, a FIMMA Brasil investiu em uma ação direcionada ao público especificador, com o painel internacional conduzido pelo designer Christian Ullmann e arquiteto Francisco Monroy, reunindo cerca de cem profissionais em um encontro onde a apresentação de tendências foi a pauta principal.
A feira na avaliação dos expositores
A Feira Internacional de Máquinas, Matérias-primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIMMA Brasil 2013) trouxe boas perspectivas para os 653 expositores – 424 nacionais e 229 internacionais. Público focado, formação de contatos e parcerias importantes, lançamentos e inovações para o setor moveleiro, visibilidade e fortalecimento da marca foram os grandes destaques para as empresas participantes.
A 11ª edição da FIMMA Brasil também superou as expectativas pela organização e eficiência nos serviços prestados – foco de intensos preparativos de toda diretoria da feira e equipe da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs). Todos esses fatores garantem a assertividade e o retorno de quem participou do evento. Confira a avaliação de alguns expositores:
“Nossas vendas, no estado do Rio Grande do Sul, estavam caindo. Na FIMMA Brasil estabelecemos vários contatos com clientes e representantes, que com certeza trarão bons frutos.”
(Tramare Indústria e Comércio)
“A participação na FIMMA Brasil é de fundamental importância para as empresas envolvidas no setor de madeira e móveis, pois apresenta ao mercado o que há de mais atual para o segmento. A feira é bem interessante e participaremos da próxima edição, pois é bem completa.”
(Tecno Tools Ferramentas e Abrasivos)
“O evento foi excelente, tivemos muitas visitas e muitos contatos, esperamos que de fato eles aconteçam e que tenhamos clientes sólidos e comprometidos. Priorizamos que os visitantes conheçam o nosso trabalho, nossa qualidade e responsabilidade. A feira estava muito organizada.”
(Haffen Portas em Alumínio para Móveis)
“Como nossa primeira participação, a feira foi muito positiva, pois percebemos muita receptividade dos visitantes do segmento moveleiro, muitos interessados em conhecer o produto e em receber propostas de fornecimento de equipamento. Conseguimos colocar nossa empresa e produto em evidência em um mercado exigente em termos de qualidade, além de conhecermos melhor toda a cadeia de suprimentos do segmento moveleiro, que abre outras perspectivas ao nosso negócio.”
(Euroimpianti do Brasil)
“A Colmeia do Brasil Ltda mantém a premissa de fornecer tecnologias e inovação aos seus parceiros. Dessa forma, na FIMMA Brasil 2013 teve como foco a sua linha de produtos destinados à área de logística na forma de embalagens com colmeia de papel. As embalagens fazem parte de um processo de mudanças no segmento, formados por produtos ecológicos e totalmente recicláveis. Uma nova tendência do segmento. A feira foi um evento de excelente qualidade no público que freqüentou e muitas perspectivas de negócios.”
(Colmeia do Brasil)
“A visitação ficou extremamente qualificada. Recebemos visitas importantes de segmentos de negócios que estamos prospectando e já nesta semana fechamos novos negócios. A FIMMA Brasil se esforça muito para compensar as deficiências logísticas e de infraestrutura do município.”
(Lamiecco Revestimentos)
“Excepcional. Edição de sucesso! Trabalhamos para levar aos participantes da cadeia produtiva do móvel sob medida novas tecnologias que permitem o aumento da escala de produção sem a redução da qualidade do produto final. Durante a FIMMA Brasil 2013 tivemos a oportunidade de apresentar detalhadamente nosso trabalho. Fechamos bons negócios e estabelecemos diversas parcerias com fornecedores e entidades de capacitação empresarial. Somamos mais de 300 apresentações detalhadas da nossa solução nos cinco dias de feira. Estamos satisfeitos e muito orgulhosos em termos participado desta edição histórica de sucesso que foi a FIMMA Brasil 2013.”
(Gabster Serviços em Tecnologia da Informação)
“O evento foi muito bom, é uma vitrine de abrangência internacional, com excelentes contatos e oportunidades. A cada edição da FIMMA Brasil sentimos a movimentação do mercado, o posicionamento do fabricante e sua necessidade de produto ou serviço. Para nós da LRB é um expediente de grande valia os cinco dias da exposição, fechamos grandes negócios e projetamos novos mercados durante a feira. A LRB tem crescido forte e parte deste resultado está agregado ao fato da empresa participar do evento.”
(LRB Indústria e Comércio de Produtos Químicos)
“O evento teve uma boa visitação, com público focado e de interesse. Participamos da FIMMA Brasil desde a sua primeira edição e buscamos a aproximação com o mercado, relacionamento com clientes e potenciais e visibilidade da marca.”
(Tecbril Tintas)
“Boas possibilidades de negócios a curto e médio prazo, público bastante interessado.”
(Indústria e Comércio de Máquinas Águia)
“Foram muitos os clientes que atendemos ou contatos que futuramente podem vir a comprar da empresa, bem como clientes fora da nossa região e até do estado. Acredito que a feira foi satisfatória.”
(Walmak)
“Essa foi a sexta vez consecutiva que participamos da FIMMA Brasil. A edição deste ano foi mais que especial para a empresa por vários motivos. Em clima de comemoração aos 30 anos de fundação, lançamos produtos que são fruto da parceira com a empresa alemã Awuko e de investimentos de mais de R$ 1,8 milhão no parque fabril feito no segundo semestre de 2012. Além disso, junto com a parceira de mais de 15 anos com a Franklin International, mostramos a linha completa de adesivos industriais, marcenaria e construção civil. Os visitantes puderam conhecer os adesivos e selantes para os mercados da construção e marcenaria com a marca Titebond, que vieram para facilitar a colagem de madeira com diversos materiais, atendendo as normas mais exigentes de qualidade e das especificações do sistema de construção sustentável LEED e NAHB. A feira surpreendeu com qualidade na organização e do público visitante. Podemos afirmar com entusiasmo que esta edição foi a melhor em comparação a todas as que participamos.”
(Grossl Indústria de Abrasivos / Grossl Indústria e Comércio)
“Podemos afirmar que saímos da FIMMA Brasil com ótimos contatos e com a certeza de fechamento de ótimas parcerias. Sentimos que a edição de 2013 estava com um publico ainda mais fortalecido e focado na busca de fornecedores. Ficamos muito satisfeitos com a visitação e contatos realizados, agora é trabalhar no pós-feira e fecharmos parcerias de sucesso para ambas as partes. Deixo aqui os mais sinceros agradecimentos a toda a organização da FIMMA Brasil, uma feira com exemplo de organização e agilidade no atendimento ao expositor, além disso, com boa visitação e ótimos contatos – tudo que se espera para um evento deste.”
(Components Importação e Exportação)
“Conseguimos alguns contatos de parceria e representação que poderão futuramente trazer bons frutos. Embora a feira tenha sido inicialmente dirigida para moveleiros, nós da Vantec ficamos satisfeitos com os resultados na nossa área, que é de processamento primário de madeira. A Vantec participa de feiras em varias regiões do Brasil e no exterior, julgamos que a FIMMA Brasil é a feira mais importante das que participamos e temos o interesse de voltar sempre, pois os resultados confirmam ser um bom investimento.”
(Vantec Indústria de Máquinas)
“A FIMMA Brasil é um evento aguardado pelo setor moveleiro e de extrema importância para a cadeia de madeira e móveis. Afinal, os lançamentos nela apresentados serão, mais tarde, vistos em forma de produto. Todo o esforço do Sindmóveis para promoção do design como forma de agregar valor e competitividade aos móveis brasileiros só tem resultado graças às tecnologias que possibilitam trazer para o mercado as ideias dos nossos designers. Não podemos deixar de valorizar a FIMMA Brasil como um evento de grande porte que contribui para o desenvolvimento do nosso município como referência na promoção de feiras de negócios e movimenta a economia, ao atrair milhares de visitantes e demandar uma gigantesca estrutura de serviços”.
(Cátia Scarton, presidente do Sindmóveis)
“A FIMMA Brasil proporcionou que atendêssemos possíveis clientes e um bom numero daqueles que já estão em carteira. Tivemos a oportunidade de recepcioná-los e apresentar-lhes nossos lançamentos. Outra oportunidade foi termos contato com possíveis clientes de outros países em nosso estande e na rodada de negócios.”
(Allparts Componentes)
“Evento de suma importância, pois é um momento de apresentar ao mercado todas as linhas disponíveis de produtos, bem como os lançamentos. A troca de informações, que ocorre entre a empresa e o cliente, é fundamental para ambos, além do crescimento e de uma análise da economia.”
(IVE do Brasil)
“A feira serviu para lançar nossas coleções e estreitar os laços com nossos principais clientes. Nossa expectativa é muito grande em relação a eles, daqui para frente. Achamos a feira deste ano melhor do que a do ano anterior, pois ela estava muito focada, entraram no nosso estande pessoas que realmente nos interessavam.”
(Altero Design)
Fonte: Exata Comunicação
Notícias em destaque

Conheça o Baobá: árvore que armazena 140 mil litros de água e pode viver até 5 mil anos
Símbolo de resistência, árvore milenar africana une força ecológica, valor nutricional e importância...
(MADEIRA E PRODUTOS)

Terra batida e madeira recuperada moldam padaria no Panamá
Com artesãos locais e técnicas de baixo impacto, estabelecimento propõe uma arquitetura enraizada no...
(GERAL)

Maior árvore do mundo tem mais de 16 mil anos e tem o tamanho de 60 campos de futebol
Pando, formado por 47 mil troncos clonados, se espalha por 43 hectares e pode ter entre 16 mil e 80 mil anos, segundo análise...
(GERAL)

AkzoNobel expõe suas soluções inovadoras de acabamento na Feira AWFS
Feira acontece entre 19 e 21 de agosto como parte da Semana da Indústria do Eucalipto; evento técnico reúne grandes players...
(EVENTOS)

Fabricação verde de fios de celulose chega à escala industrial
Começou a operar a primeira fábrica do mundo em escala industrial a produzir fibras de celulose regenerada à base de...
(PAPEL E CELULOSE)

Tecnologia no cultivo de pupunha transforma produção de palmito no Paraná e movimenta R$ 21 milhões em 2024
Com cultivo sustentável e manejo adequado, cultura da pupunheira gera renda, fixa famílias no campo e impulsiona economia...
(GERAL)