Voltar

Notícias

18
mar
2013
(GERAL)
Informativos do setor florestal podem ser suspensos
Já ouviu falar em Eucalyptus Online Book & Newsletter e PinusLetter? Estudantes, produtores rurais, técnicos e engenheiros, professores, magistrados, legisladores, políticos, empresários, até os mais consagrados doutores da academia que estão envolvidos com o setor florestal realizam ou já realizaram alguma pesquisa em uma de suas edições digitais, que consistem em informativos técnicos distribuídos gratuitamente pela internet. Com o propósito de promover e difundir o conhecimento sobre Pinus e Eucalyptus em seus mais variados aspectos, desde a formação da floresta até seus múltiplos produtos.

A coordenação técnica dos informativos é a engenheira agrônoma, mestre em fitotecnia Ester Foelkel, com o suporte técnico do engenheiro agrônomo silvicultor Celso Foelkel, que também é criador do Eucalyptus Online Book & Newsletter.

No entanto, segundo o Celso Foelkel, com a crise financeira o setor brasileiro de produtos madeireiros, celulose, papel e florestas plantadas ressentiram e passaram a cortar custos, e frente a essa nova visão setorial foram aos poucos perdendo os patrocinadores. De quase 10 patrocinadores, somando os apoios financeiros às edições sobre o Eucalyptus e o Pinus em 2012 restou somente a ABTCP (Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel), que em janeiro de 2013 suspendeu o apoio, tornando-se inviável manter toda a estrutura para escrever, montar, editar e oferecer via internet às publicações de forma gratuita a toda a sociedade, sendo possível a suspensão das páginas via internet.

Por outro lado, podemos tentar impedir que essa suspensão ocorra, de acordo com o Foelkel, é factível demonstrar aos futuros patrocinadores que as publicações dos informativos são valiosas e que há um público diversificado que as utilizam e as valorizam.

Assim, a pedido do mesmo, peço que enviem um e-mail, manifestando a importância das edições/publicações na sua área de trabalho, pesquisa, etc, para o seguinte endereço: celso@celso-foelkel.com.br, mencionando seu nome e profissão. A partir disso será elaborada uma estatística para demonstrar que existe um grande público que se interessa em continuar a receber e a ler as publicações, logo após, será divulgado o resultado para os potenciais patrocinadores e futuros apoiadores do trabalho.

Agradeço desde já o apoio de todos.

Fonte: Márcia Silva

Sindimadeira_rs ITTO