Voltar

Notícias

22
fev
2013
(EXPORTAÇÃO)
Portuários já ameaçam até as exportações
Caso não consigam acordo com o Governo Federal para alterar pontos da Medida Provisória (MP) 595, que reestrutura os portos do país, os trabalhadores do setor prometem dificultar a descarga de produtos brasileiros em todo o mundo com apoio de duas entidades classistas internacionais: a International Transport Workers Federation (ITF) e a International Dockworkers Council (IDC).

Os trabalhadores também anunciaram paralisação nos portos. Em entrevista coletiva de imprensa, em Brasília, entidades de trabalhadores alegaram que a Medida Provisória representa, na verdade, uma privatização da atividade portuária.

Segundo disse o presidente da Federação Nacional dos Avulsos (Fenccovib), Mário Teixeira, à Agência Brasil, "caso as discussões não avancem, portuários dos cinco continentes, ligados à ITF e à IDC, poderão ser acionados para recusar desembarcar as cargas originárias do Brasil".

Está prevista também para uma reunião com representantes da Casa Civil para discutir o assunto. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Estivadores (FNE), Wilton Barreto, 38 portos brasileiros já estão mobilizados.

Fonte: Monitor Mercantil

Sindimadeira_rs ITTO