Voltar

Notícias

21
fev
2013
(COMÉRCIO EXTERIOR)
Governo chinês move ação de dumping contra comércio brasileiro
Os chineses são os principais acusados de desrespeitar as regras comerciais no mundo das negociações. De janeiro de 1995 até junho do ano passado, o Brasil iniciou 55 investigações anti-dumping contra o País oriental. Mesmo assim, a China decidiu investigar os fabricantes brasileiros de celulose pela prática do dumping.

Para a Bracelpa, por uma série de fatores, não há motivos para a China questionar as exportações brasileiras de celulose destinada à fabricação de papel. “O fator determinante é que a celulose é considerada uma commodity internacional, cuja precificação é estabelecida pelo mercado mundial”, declarou Elizabeth de Carvalhaes, presidente da Bracelpa (Associação Brasileira de Celulose e Papel).

A executiva ainda explica que a ação movida pelo governo chinês diz respeito à celulose para dissolução, destinada à produção de vários itens nos seguintes segmentos: têxtil, alimentício, cosmético, farmacêutico, eletrônico e de tintas, entre outros. “Esta celulose para dissolução é diferente da celulose destinada à fabricação de papel, do qual o Brasil é o quarto produtor mundial” afirma.

O único produtor brasileiro de celulose para dissolução é a Bahia Specialty Cellulose (BSC) e, segundo Elizabeth de Carvalhaes, como a ação é para essa empresa específica, a Bracelpa acompanhará o processo, assessorando a companhia no que for necessário.

Entenda melhor o que é Dumping
Dumping é a comercialização de produtos a preços abaixo do custo de produção. É feito, muitas vezes, para eliminar a concorrência e conquistar o mercado.

A prática é detectada quando uma empresa negocia suas mercadorias a um valor no seu país de origem e a um preço maior em outra nação, em iguais condições de comercialização.

O dumping é uma prática proibida em termos comerciais. As questões que sugerem dumping no comércio internacional são resolvidas pela Organização Mundial do Comércio (OMC). As regras são medidas adotadas com o objetivo de evitar que os produtores nacionais possam ser prejudicados.

Fonte: CeluloseOnline

ITTO Sindimadeira_rs