Voltar

Notícias

16
jan
2013
(MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS)
Mercado de forwarder sueco permanece forte em 2012: previsões desafiam fabricantes
Segundo o resumo Elmia de 2012 o mercado sueco registrou a venda de 335 forwarders. Isso é menos do que no ano recorde de 2011, mas de modo algum um mau resultado. Fabricantes de máquinas acreditavam que o mercado seria forte até o verão.

O que é mais interessante, diz Torbjörn Johnsen, gerente da unidade de negócios em Elmia, é que não houve queda nas vendas visíveis no final do ano. Em vez disso, o mercado ainda segue com força.

"Há variação entre o desempenho dos fabricantes individuais, mas tendo o mercado como um todo, na segunda metade do ano vi mais máquinas registadas na Suécia do que no primeiro semestre", diz ele. "Setenta por cento dos forwarders foram registrados na metade sul do país."

Mercado forte para Ecolog e Ponsse

Comparado com o ano recorde de 2011, com seus 398 forwarders, a maioria dos fabricantes registraram menos forwarders na Suécia, em 2012. No entanto, Ecolog e Ponsse aumentaram fortemente suas quotas de mercado e ambas as empresas venderam número recorde de encaminhadores. Ponsse registrou 56 forwarders (em comparação com 32 em 2011), dando uma quota de mercado de 17 por cento, e Ecolog registrou 29 forwarders (contra 20 em 2011).

Parada súbita para Rottne

John Deere, que teve um 2011 muito forte, com 45% do mercado de forwarder sueco, ainda é o líder de mercado, mas sua quota de mercado caiu para 38% em 2012. A Komatsu teve um ano difícil, mas graças a um surto de última hora de 17 forwarders registrados em dezembro, a empresa manteve o segundo lugar com 19% do mercado, sete máquinas antes da terceira colocada, Ponsse. Rottne começou o ano muito forte com mais máquinas registradas em comparação com o mesmo período de 2011. No entanto, por alguma razão, uma parada total nas vendas ocorreu em agosto e a empresa teve que desistir do terceiro lugar no mercado.

Fonte: Painel Florestal/Elmia

Sindimadeira_rs ITTO