Voltar

Notícias

13
dez
2012
(PAPEL E CELULOSE)
Eldorado apresenta indústria para imprensa nacional e estrangeira
A cidade de Três Lagoas, no interior do Mato Grosso do Sul, sediou um tour específico para grande imprensa e para profissionais de veículos especializados no setor de celulose e papel . A visita aconteceu  – um dia antes da inauguração oficial da fábrica – que antes mesmo de funcionar já é considerada a maior fábrica em linha única do mundo. A caçula do setor terá capacidade produtiva de 1,5 milhão de toneladas por ano.

A visita começou pelo viveiro de mudas da companhia, localizado em Andradina (SP), que hoje tem capacidade de produção de 35 milhões de mudas por ano e está instalado em uma área

de 159 mil m². Segundo Amilton de Souza, coordenador do viveiro, a Eldorado já prepara a instalação de mais um viveiro para 2013. "Hoje estamos buscando algumas mudas no mercado. Para 2013, nossa demanda deve ser de 75 milhões de mudas e já temos um projeto pronto para a construção de um novo viveiro que vai suprir toda esta demanada da empresa", disse ao grupo de quase 100 jornalistas.

Em seguidas, todos participantes foram levados para a área florestal da empresa e recebidos pelo gerente de suprimentos de madeira da Eldorado, Antonio Jose de Souza. Segundo ele, a Eldorado Brasil já tem 80 mil hectares de florestas plantadas e irá plantar mais 80 mil até 2015. A meta é atender à demanda da fábrica de celulose em Três Lagoas. "Para o abastecimento desta primeira linha, que é de cerca de seis milhões de metros cúbicos, temos hoje uma ocupação de 162 mil hectares de florestas plantadas", declarou.

A visita terminou com um passeio comentado pelas dependências da fábrica da Eldorado.Com investimentos de R$ 6,2 bilhões (R$ 2,7 bilhões financiados pelo BNDES), a construção da fábrica começou em junho de 2010. O programa estratégico de expansão prevê a instalação de mais duas linhas de produção (em 2017 e 2020) que aumentarão a capacidade de produção para 5 milhões de toneladas de celulose/ano até o ano 2021

Utilizando como matéria prima a madeira de eucalipto, a empresa já anunciou que exportará mais de 90% da produção para mercados produtores de papel na Ásia (50 a 55%), Europa e Oriente Médio (30 a 35%) e Américas, incluindo o Brasil e Estados Unidos (10 a 15%).

Fonte: CeluloseOnline

Sindimadeira_rs ITTO