Voltar

Notícias

10
dez
2012
(MÓVEIS)
Exposição em Paris mostra móveis criados por Niemeyer
Com curadoria do brasileiro Danniel Rangel, a mostra reúne 12 dos móveis mais representativos da obra de Niemeyer, incluindo peças raras como duas poltronas projetadas para a sede do jornal L'Humanité, na França.

"Os móveis refletem a arquitetura e o gênio de Niemeyer", disse Rangel, que percorreu diversos países durante os últimos dois anos para reunir as obras expostas na galeria Downtown, no bairro Saint-Germain-des-Prés.

As peças, encontradas junto a colecionadores no Brasil, França ou Japão, são todas originais da década de 1970 e produzidas em edições limitadas. Apenas três delas ainda estão disponíveis para venda na galeria, incluindo a chaise longue "Rio", estimada em cerca de R$ 140 mil.

Linhas curvas
Niemeyer lançou sua primeira linha de móveis durante o exílio na França, em 1971, em colaboração com a filha Anna Maria Niemeyer - falecida em junho de 2012.

Utilizando materiais como madeira prensada ou lâminas de aço, os móveis reproduzem as linhas curvas que marcam a obra do arquiteto. "Muito mais do que mobiliário, trata-se de um mobiliário de arquiteto", diz Rangel, "e isso, Niemeyer foi um dos únicos a fazer no Brasil".

A exposição "Oscar Niemeyer: Souvenirs d'une France", que mostra também alguns desenhos do arquiteto e fotografias de suas obras realizadas pelo francês Matthieu Salvaing, pode ser visitada até o dia 5 de janeiro, na Galerie Downtown, em Paris.

Fonte: Terra

ITTO Sindimadeira_rs