Voltar

Notícias

25
nov
2012
()
Conheça mais sobre o mogno brasileiro
A cada ano, o plantio de mogno brasileiro poderá ser feito com mais intensidade. Pelo menos é o que garante Rodrigo Ciriello, diretor comercial da Tropical Flora, reflorestadora atuante em todo o Brasil e que desenvolve pesquisas no município de Garça, interior de São Paulo.

Segundo Ciriello, as pesquisas desenvolvidas pelos engenheiros florestais da empresa apresentaram resultados animadores contra a hypsipyla grandella, conhecida como a “broca do ponteiro”. A lagarta põe seus ovos na parte mais nova da árvore e depois desce pela ponteira comendo todo o miolo. Assim, os novos galhos começam a murchar.

Para Ciriello, de todos os mognos plantados o mais resistente é o africano do tipo senegalense, que até agora permanece imune a todo e qualquer tipo de praga ou doença. No entanto, Ciriello destaca que o mogno brasileiro também é uma madeira de alto potencial e que as pesquisas estão permitindo que a Tropical Flora plante mais este espécie.

Hoje, a Tropical Flora está com 20 mil árvores de mogno brasileiro plantadas em suas fazendas. Nos dias 8 e 9 de dezembro, a empresa realizará o VI Workshop sobre Reflorestamento Comercial de Madeiras Nobres. O evento reunirá empresários, pesquisadores e muita gente do agronegócio que está começando a investir na silvicultura de madeiras nobres.

Fonte: Elias Luz/Painel Florestal

Sindimadeira_rs ITTO