Voltar

Notícias

21
set
2012
(CERTIFICAÇÃO)
Fabricantes de portas vão discutir normas e programa de certificação
Mais de 30 fabricantes de portas de madeira de todo o país estarão reunidos no dia 27 de setembro em Curitiba (PR) para uma reunião do Comitê de Portas da Associação Brasileira da Indústria da Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), na sede da Fiep, das das 9h30 às 13h30.

O objetivo do encontro é debater a criação de uma certificação de portas pela nova norma da ABNT, o Programa Setorial da Qualidade de Portas Internas de Madeira (PSQ-PIM) e a isonomia competitiva do mercado. Representantes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) também participam do evento.

De acordo com o coordenador do Comitê, Roberto Pimentel Lopes, a NBR 15930, em vigor desde o final de 2011, traz inúmeras vantagens para o fabricante de portas de madeira. “Com a padronização há redução de perdas e custos, além de garantir uma competição mais justa entre os fabricantes”, avalia Lopes.

A Abimci, que vem acompanhando o processo de construção da norma desde 2005, irá apresentar na reunião a proposta de criação do Programa de Certificação (o PSQ-PIM) – em parceria com a ABNT e o IPT. O programa foi criado no âmbito do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat – PBQP-H, coordenado pelo Ministério das Cidades, do Governo Federal, que pretende garantir a conformidade dos produtos oferecidos à construção civil de acordo com as normas brasileiras vigentes.

A sede da Fiep fica na Av. Comendador Franco, 1341 – Curitiba (PR). Mais informações: (41)3225-4358 GRÁTIS (41)3225-4358 .

Fonte: CeluloseOnline

Sindimadeira_rs ITTO