Voltar

Notícias

13
set
2012
(GERAL)
Sementes florestais têm método de análise validado
Foram validados, nesta terça-feira, 11 de setembro, métodos oficiais para análises de 25 espécies de sementes florestais. A regulamentação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Instrução Normativa nº 26, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).


Essas validações oferecem aos laboratórios de análise metodologias oficiais que possibilitam o comércio legal de sementes no Brasil. Até o momento, já foram validados e oficializados métodos para 50 espécies florestais desde a publicação da primeira normatização (IN nº 44, de 23 de dezembro de 2010), regida pela Lei 10.711/2003, que instituiu o Sistema Nacional de Sementes e Mudas, regulamentado pelo Decreto 5.153/2004.


A Coordenação Geral de Apoio Laboratorial (CGAL) do Mapa conta com seis laboratórios capacitados para esses exames. Esse total será incrementado por meio de novos credenciamentos ou extensão de escopo (solicitação para análises de outras espécies) visando a atender a demanda do comércio de sementes.

Fonte: Cenariomt

Sindimadeira_rs ITTO