Voltar

Notícias

23
ago
2012
(MÓVEIS)
Sebrae/PR promove capacitações para setor moveleiro, em Umuarama
Sete ações gratuitas, com início em agosto, abordarão temas como gestão de pessoas, planejamento, marketing e finanças; objetivo é profissionalizar e preparar os empresários para o mercado promissor

Empresários de micro e pequenas empresas que integram a cadeia produtiva do setor moveleiro de Umuarama, na região noroeste do Paraná, terão a oportunidade de participar, gratuitamente, de uma programação especial de capacitações que será iniciada em agosto e finalizada em dezembro. Os treinamentos incluem temas nas áreas de Gestão de Pessoas, Planejamento, Marketing e Finanças.

A iniciativa é do Sebrae/PR e da Prefeitura Municipal, com o apoio do Sindicato das Indústrias Moveleiras de Umuarama e Região (SIMUR), do Arranjo Produtivo Local (APL) Moveleiro de Umuarama e Região, da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (ACIU) e do Programa Agentes Locais de Inovação.

O objetivo, segundo o consultor do Sebrae/PR, Vinícius Milani, é profissionalizar e preparar os empresários da indústria moveleira para aproveitarem as oportunidades desse mercado promissor. “Queremos auxiliar micro e pequenas empresas do setor moveleiro a explorarem o grande potencial de crescimento e fortalecimento do setor, uma vez que o município já é o segundo polo moveleiro do Paraná”, salienta.

Vinícius Milani destaca que a escolha dos temas visa sanar as carências em gestão empresarial apresentadas por micro e pequenas empresas do setor. “Muitas empresas, principalmente as pequenas marcenarias, não utilizam ferramentas de gestão para conduzir os negócios. Por isso, queremos apresentar métodos adequados que profissionalizem e favoreçam o crescimento”, enfatiza.

Atualmente, Umuarama conta com cerca de 70 indústrias moveleiras de micro e grande porte, que geram mais de 4 mil empregos diretos. Vinícius Milani afirma que os números são expressivos e que o aquecimento do setor imobiliário, bem como o acesso facilitado ao crédito, provocam o aumento da demanda por móveis planejados e estofados no Município e Região.

“Vale destacar que, com o aquecimento do mercado, o setor moveleiro tem potencial de crescimento não só no Paraná, mas também em outros estados do País. Para expandir, porém, é fundamental que os empresários busquem qualificação, porque é preciso ter uma gestão empresarial estruturada para alavancar os negócios”, reforça o consultor do Sebrae/PR.

Romulo Rauen, secretário da Indústria e Comércio de Umuarama, está animado com a programação de capacitações. “A indústria moveleira é a mais representativa em Umuarama e só poderemos construir um polo ainda mais fortalecido, desenvolvido, moderno e inovador se aumentarmos as ações de capacitação. Estou muito satisfeito de ver que tanto as entidades representativas quanto os empresários estão empenhados e conscientes de que, embora o mercado seja promissor, o sucesso depende da qualificação.”

Agenda
A primeira capacitação será sobre “Gestão de Pessoas” e acontece de 27 a 29 de agosto, das 14 às 18 horas e das 19 às 23 horas, na ACIU. O treinamento será conduzido pela especialista Cláudia Cosentino, que também prestará consultorias especializadas na área de Recursos Humanos, nos dias 30 e 31 de agosto.

Em setembro, a programação inclui o tema “Destacando minha empresa pelo atendimento”, que será abordado no dia 19, das 19 às 23 horas, no escritório do Sebrae/PR. A instrutora será a especialista em Gestão de Pessoas e Psicologia Organizacional, Jane Eyre, que orientará sobre a importância do atendimento diferenciado para a conquista e fidelização de clientes.

Ainda em setembro, no dia 27, será realizada a capacitação “Repensando o desenvolvimento profissional”, das 19h30 às 21 horas, no Centro Cultural Schubert. Eliseu Hoffmann, especialista em Recursos Humanos e Marketing, sensibilizará os participantes sobre as necessidades que o mercado impõe e demonstrará que todos podem transformar a sua própria realidade pessoal e profissional.

Já no dia 10 de outubro será a vez da capacitação “RH como ferramenta de administração estratégica”, que também será ministrada pela Jane Eyre, no Sebrae/PR, das 19 às 23 horas. O treinamento objetiva esclarecer a função do Recursos Humanos na dinâmica empresarial e vai oferecer subsídios para uma atuação eficiente com foco em desenvolver talentos e obter resultados humano na empresa.

Em novembro, o treinamento será no dia 8, das 19 às 23 horas, no Sebrae/PR, e trará o tema “Liderança inovadora com foco em resultados”. Na ocasião, Jane Eyre abordará o papel e as responsabilidades de líder no ambiente corporativo e a influência que esse profissional tem sobre a equipe com vistas em atingir os resultados esperados.

A programação de capacitações será encerrada em dezembro com o tema “Administração de custos e formação do preço de venda para empresas industriais”. O treinamento será nos dias 3, 4 e 10, das 19 às 23 horas, no Sebrae/PR, com o instrutor Cláudio Carrasco, que ensinará como gerar custos e preço de venda, além de estratégias e políticas para definição de preço.

Empresários do setor moveleiro interessados em participar das capacitações devem efetivar inscrição, gratuitamente, no Sebrae/PR. A entidade fica na Avenida Brasil, 3.404, telefone (44) 3622-7028 GRÁTIS (44) 3622-7028 , ramal 4122.

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Fonte: Incorporativa

ITTO Sindimadeira_rs