Voltar

Notícias

17
ago
2012
(SILVICULTURA)
Ministério define novas regras para importação de mudas e estacas
O Ministério da Agricultura divulgou nota informando sobre as novas regras para importar estacas e mudas de oliveira. A partir de agora, para entrar no Brasil, esses produtos devem estar livres de material do solo.

Os produtos ainda precisam ser acompanhados de Certificado Fitossanitário emitido pela Organização Nacional de Proteção Fitossanitária. No documento constará informações sobre a inspeção oficial durante o período de crescimento e a não detecção de pragas e do fundo Spilocaea Oleaginea.

As partidas importadas poderão ter amostras coletadas e enviadas para análise em laboratórios oficiais ou credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

De acordo com o secretário adjunto de Defesa Agropecuária do Mapa, Ricardo Cunha, “os custos desses testes serão do interessado pela compra, que não poderá comercializar nem plantar o produto até que sejam concluídos os exames”.

Nos casos em que forem encontradas pragas, a Organização Nacional de Proteção de Plantas do país de origem será notificada e o órgão brasileiro poderá suspender a importação até a revisão da Análise de Risco de Pragas.

Fonte: Lairtes Chaves/Painel Florestal com informações MAPA

ITTO Sindimadeira_rs