Voltar

Notícias

08
ago
2012
(DESMATAMENTO)
Aumentar a oferta de alimentos e evitar o desmatamento é possível, aponta estudo
“A intensificação sustentável da produção nas terras agrícolas já existentes tem sido apontada como uma solução crucial para o conflito entre a expansão da produção agrícola e a conservação dos ecossistemas naturais. Já foi mostrado que é possível aumentar a eficiência da agricultura e mitigar as emissões de gases de efeito estufa por meio da preservação dos recursos naturais e melhorias no uso da terra, o que leva a uma maior produção sem novos desmatamentos”. O texto faz parte do estudo AUMENTANDO A PRODUÇÃO AGRÍCOLA E EVITANDO O DESMATAMENTO – UM ESTUDO DE CASO PARA O MATO GROSSO, BRASIL, coordenado pelo Instituto Internacional para a Sustentabilidade (IIS) e elaborado em parceira pelo Instituo Centro de Vida (ICV) e Agrosuisse.

O objetivo do estudo é subsidiar os debates em torno da Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação de Florestas (REDD+) e de soluções práticas para conciliar o aumento da produtividade agrícola com a eliminação do desmatamento.

A pesquisa envolveu as cadeias de soja, pecuária e madeira com foco tanto no nível do produtor, investigando exigências financeiras, quanto no nível mais amplo, discutindo possíveis mecanismos de financiamento e de realização.

A publicação indica que é necessário o envolvimento de vários atores, incluindo o setor privado, ONGs e o governo para que se reduza o desmatamento além de investimentos para permitir mudanças nas práticas agrícolas, que no futuro levarão a aumentos de produtividade com a conservação dos ecossistemas naturais.

O estudo está disponível em português e inglês.

AUMENTANDO A PRODUÇÃO AGRÍCOLA E EVITANDO O DESMATAMENTO – UM ESTUDO DE CASO PARA O MATO GROSSO, BRASIL

INCREASING AGRICULTURAL OUTPUT WHILE AVOIDING DEFORESTATION – A CASE STUDY FOR MATO GROSSO, BRAZIL

Fonte: EcoDebate

Sindimadeira_rs ITTO