Voltar

Notícias

03
ago
2012
(TECNOLOGIA)
Senai do Paraná constrói casa com tecnologia Wood Frame
Uso de painéis de madeira reflorestada, reaproveitamento da água da chuva, aquecimento de água por painéis solares e revestimentos ecológicos são algumas das características da Casa Sustentável, que está sendo construída pelo Senai, em parceria com a empresa Tecverde. A iniciativa é do Núcleo Senai de Soluções Sustentáveis. A estrutura, de aproximadamente 200 m², está localizada na unidade do Senai na Cidade Industrial de Curitiba e estará finalizada no próximo mês.

A construção usa a tecnologia Wood Frame. Surgida nos Estados Unidos, em 1880, a tecnologia é uma solução descomplicada para construção de casas. Ela se destaca por possuir vantagens em comparação com a alvenaria, como tempo de execução inferior, redução de 80% nas emissões de CO? e redução dos resíduos da construção civil em até 85%. O nível de isolamento de uma parede de Wood Frame chega a ser duas vezes superior ao de uma parede de alvenaria convencional.

A tecnologia foi trazida ao Brasil pelo Senai, após uma missão técnico-empresarial à Alemanha, em 2009, organizada pela instituição em parceria com o Ministério da Economia da região de Baden-Würtemberg. A empresa alemã Homag-Weinmann, produtora das máquinas usadas na construção de casas pelo sistema Wood Frame, também é parceira.

A Casa Sustentável também contará com telhado verde com horta orgânica, iluminação em LED, energia fotovoltaica, composteira para resíduos orgânicos, vidros duplos, isolamento térmico e acústico, descargas econômicas e torneiras com controle de vazão.

Serão ainda agregados à obra, painéis fotovoltaicos, para geração de energia elétrica, e também um gerador eólico, cujo objetivo é demonstrar, em um projeto, as diversas possibilidades de soluções sustentáveis e ambientalmente corretas.

No local da casa, funcionará o Núcleo Senai de Soluções Sustentáveis, que irá disseminar as tecnologias do sistema construtivo Wood Frame e o intercâmbio de informações e materiais técnicos. Também será instalado um serviço de disseminação de novas tecnologias com práticas focadas em eficiência energética e em isolamento térmico e acústico.

Fonte: Agência Fiep de Notícias

ITTO Sindimadeira_rs