Voltar

Notícias

30
jul
2012
(PAPEL E CELULOSE)
Plano mostra como será abastecida a maior fábrica de celulose do mundo
O Plano de Manejo Florestal da Eldorado Brasil traz informações importantes sobre como a empresa pretende abastecer a maior fábrica de celulose do mundo, prevista para entrar em operação em novembro deste ano, em Três Lagoas (MS).

Com aproximadamente 100 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto, a empresa utiliza as mais modernas técnicas de melhoramento genético em espécies como urophyla, grandis e camaldulensis.

A base florestal está espalhada por nove municípios sul-matogrossenses e incluem as áreas de conservação, totalizando aproximadamente 167 mil hectares de terras.

O documento também caracteriza aspectos como clima, hidrografia, flora, fauna, relevo e solos. Esse último, conhecido pelo alto teor de areia.

Para a formação de base florestal, a Eldorado Brasil possui áreas próprias mas investe, principalmente, em parcerias e arrendamentos.

Silvicultura
O viveiro de mudas da empresa está localizado em Andradina (SP), com capacidade para produzir 35 milhões de mudas por ano.

No Plano de Manejo Florestal, cada uma das etapas silviculturais são detalhadas: da limpeza da área, ao combate de formigas, passando pela proteção florestal.

O sistema de colheita é o de toras curas (clique aqui e assista um vídeo sobre esse sistema), que atua com árvores processadas dentro do talhão no comprimento de seis metros, utilizando os equipamentos Harvester e Forwarder.

Logística
No projeto Eldorado Brasil serão utilizados três modais de transporte: rodoviário, ferroviário e hidroviário.

Até 2015, serão transportados aproximadamente 4,6 milhões de metros cúbicos de madeira entre os portos de Anhembi-SP, no Rio Tietê, ao da Eldorado, no Rio Paraná.

Divulgado no último sábado, 28, o Plano de Manejo Florestal também traz as políticas sociais e ambientais da empresa.

Clique aqui e acesso o Plano de Manejo Florestal da Eldorado Brasil

Fonte: Painel Florestal

ITTO Sindimadeira_rs