Voltar

Notícias

15
mai
2012
(TECNOLOGIA)
Estudo compara produção de mudas de peroba em tubete biodegradável e de polietileno
 Tese de Doutorado defendida no Departamento de Engenharia Florestal da UFV comparou a produção de mudas de Paratecoma peroba em tubete biodegradável e em tubete de polietileno. 

Atualmente, os tubetes de plástico (polietileno) são os recipientes mais utilizados em escala comercial na produção de mudas florestais, mas apresentam algumas desvantagens que podem ser solucionadas com o uso de tubetes que possam ser plantados juntamente com as mudas no campo, tais como tubetes biodegradáveis.

O objetivo do estudo foi avaliar a viabilidade técnica e econômica do uso de tubetes biodegradáveis e de polietileno na produção e qualidade de mudas de Paratecoma peroba (Record & Mell) Kuhlm.) e no comportamento após o plantio em campo.

O uso dos tubetes biodegradáveis e de polietileno em mudas de Paratecoma peroba, produz mudas de bom padrão de qualidade e consequente crescimento e sobrevivência pós-plantio e por isso podem ser considerados viável técnica e economicamente.

Porém, ressalta-se que para a utilização de tubetes biodegradáveis na produção de mudas e plantios florestais em escala comercial é prudente a realização de outros estudos, tais como avaliar o crescimento e o desenvolvimento das plantas ao longo dos anos; o tempo de decomposição do tubete biodegradável no solo e a arquitetura do sistema radicular das plantas.

Orientação e Banca
Professor Orientador: Eduardo Euclydes de Lima e Borges
Professor Co-orientador: Márcio Lopes da Silva
Banca: Geraldo Gonçalves dos Reis, Ismael Eleotério Pires e Maria Neudes Sousas de Oliveira

Para acesso à dissertação completa, CLIQUE AQUI!

Fonte: CIFlorestas

Sindimadeira_rs ITTO