Voltar

Notícias

08
mai
2012
(GERAL)
Plantas in vitro de eucaliptos em província cubana
Pesquisadores cubanos de biotecnología vegetal obtiveram in vitro plantas de eucalipto, como parte do programa florestal que se desenvolve em Cuba para fomentar esta espécie madeirable.

O lucro foi resultado de um longo período de trabalho dos especialistas do Centro de Bioplantas de Ciego de Avila, quem adaptam as primeiras 5,000 plántulas, e igual cifra permanecem em fase de multiplicação nos laboratórios.

Segundo explicou Íris Yalina Hernández, diretora da biofábrica da província, as pequenas posturas têm um excelente estado vegetativo e quase ao cumprir os 90 dias de adaptação serão plantadas em uma área da Empresa Florestal do território.

O eucalipto é uma espécie de árvore de muita demanda por sua madeira, a qual se emprega na colheita tabacalera, para os cujes (varas) no processo do secado e cura da folha, ademais, para a obtenção de polpa destinada à indústria do papel.

Os procedimentos biotecnológicos permitem uma reprodução acelerada de variedades de plantas durante todo o ano e a obtenção de posturas livres de doenças e de grande potencial produtivo.

Fonte: Prensa Latina

ITTO Sindimadeira_rs