Voltar

Notícias

27
abr
2012
(TECNOLOGIA)
Está no ar o Site NeuroForest
Está no ar o site NeuroForest, que se apresenta como uma tentativa de aumentar a divulgação de conhecimentos em Inventário, Mensuração e Manejo Florestal em todo o país. O site foi construído pelo Engenheiro Daniel Binoti e já contém alguns dos sistemas desenvolvidos pelo mesmo, em parceria com os Prof. Mayra L.S. Binoti (UFVJM) e Helio Garcia Leite (UFV).

Essa iniciativa propõe a utilização de softwares gratuitos para resolução de problemas simples e complexos do setor, principalmente na área de aplicação de técnicas de inteligência artificial, como Redes Neurais Artificiais (RNA) e técnicas de busca heurística. Os softwares disponíveis atualmente são o NeuroForest, FitFD, OtimToras, Select e RPF. Todos eles são disponibilizados gratuitamente, sendo o foco da inciativa que sejam empregados por professores, estudantes, engenheiros florestais, empresas e produtores florestais em geral.

O NeuroForest foi desenvolvido para aplicação de Redes Neurais Artificiais em diferentes tipos de problemas. Ele contém um conjunto abrangente de métodos para construção e simulação de redes neurais com dispositivos de solução de problemas inteligentes, permitindo a total liberdade para a seleção de centenas de tipologias, dependendo do tipo de problema e demanda do usuário. Esse sistema surge em um momento importante, uma vez que resultados extraordinários de uso de redes neurais na ciência florestal vem sendo obtidos pela equipe, em Viçosa-MG já há alguns anos. Já foram desenvolvidas soluções com RNA para os diversos problemas, como estimação volumétrica, prognose da produção, estimação de alturas de árvores, dentre outros, sendo que alguns resultados apresentam ganhos econômicos extraordinários.

O FitFD foi desenvolvido para ajuste de distribuições estatísticas. Ele permite o ajuste de diversas funções de densidade probabilidade, dente elas, destacam-se a Weibull, hiperbólica, logística, dentre outras, com 2, 3 ou quatro parâmetros, com ou sem truncamento a direita. O software permite uma análise detalhada da qualidade dos ajustamentos visando a construção de modelos de distribuição de diâmetros. Os ajustes e avaliação dos ajustamentos são feitos com grande facilidade, velocidade e capacidade de analise gráfica.

O OtimToras foi criado para auxiliar na conversão ótima de árvores e, ou de povoamentos em sortimentos ou multiprodutos da madeira. O Sistema permite a escolha de diversos modelos de taper, definição completa de todas as características dos produtos obtidos e imposição de restrições globais e por produto. A solução é obtida empregando programação inteira mista e algoritmos genéticos.

O Select utiliza-se de técnicas de Pesquisa Operacional para a escolha de parcelas para o ajuste de modelos de Predição da Produção. Testes já realizados comprovaram que o sistema permite reduzir os custos com instalação e medição de parcelas permanentes de inventário florestal contínuo em mais de 50%. Isto é possível porque o software identifica as parcelas não são significativas para a modelagem do crescimento e da produção. É um software importante para empresas do setor de celulose, onde a modelagem sempre requer pré-estratificação dos dados. Muitas vezes essa estratificação se baseia apenas em certos atributos dos povoamentos, como classe de local, espaçamento, regime de corte e clone e resulta em grande e desnecessária frequência de parcelas na condição média.

O RPF (Regulação da Produção Florestal) é um sistema para a geração de modelos de regulação florestal, permitindo a utilização de diversas configurações e simulações de cenários pelo usuário. O Sistema não possui limitações de unidades de manejo, ou tamanho do horizonte de planejamento para a geração de modelos. O RPF pode ser empregado no planejamento de longo prazo com diferentes objetivos: maximização da produção, maximização da renda liquida anual, maximização do valor presente líquido global, minimização de custos ou minimização do custo médio da produção. O usuário pode utilizar diferentes níveis para as unidades de manejo, como classe de idade, projeto, fazenda, lote, quadra ou talhão e optar pela solução com ou sem singularidade.

Apoie a ideia, entre no site, contribua utilizando os sistemas e divulgando-os. Quaisquer sugestões dos sistemas podem ser implementadas pelos desenvolvedores, dúvidas sobre a utilização dos sistemas podem ser tiradas pelos fóruns, garantindo a utilização e segurança dos sistemas.

Fonte: Assessoria

Sindimadeira_rs ITTO