Voltar

Madeiras : PMVA

Pisos

Os pisos de madeira mais conhecidos e utilizados atualmente são os pisos de madeira maciça e os engenheirados (compostos em camadas). Os pisos de madeira maciça são feitos, via de regra com madeiras nobres, enquanto os pisos engenheirados são constituídos de diferentes materiais, como os painéis (compensados, MDF, HDF, aglomerado), revestidos com lâminas de madeira ou papéis melamínicos.

Tipos de piso de madeira existentes no mercado

Os pisos laminados se dividem em pisos de alta resistência, que são os do tipo flutuante- e os de alta pressão, do tipo fórmica. Já os pisos de madeira natural incluem os carpetes de madeira, o substrato de compensado, o revestido com lâmina de madeira natural e também os assoalhos.

Para simplificar, vamos separá-los em tópicos:

a) O piso laminado de alta pressão é fabricado a partir da impregnação do papel em resinas fenólicas e melamínicas, prensadas em alta pressão e temperatura, obtendo-se um corpo único, como a fórmica. Este tipo de piso é colado diretamente na base/ piso com adesivo de contato.

b) O piso laminado flutuante, de alta resistência, que é um painel de partículas de alta densidade, com contrabalanço na fase inferior, que se adapta a pequenas imperfeições do contrapiso e revestido na superfície com lâmina melamínica impressa nos padrões amadeirados e pétreos. Tem as mesmas propriedades e características dos pisos laminados de alta pressão, porém são aplicados sobre a base como um “tapete”, ou seja, como o próprio nome indica, flutuante. As réguas ou placas são coladas umas nas outras, mas não no chão.

c) Os carpetes de madeira oferecem menor resistência superficial – apenas 20% em relação aos pisos laminados de alta resistência, do total registrado em provas de abrasão.

d) O piso de madeira natural é feito a partir de ripas de madeira natural, tábuas e assoalhos, parafusadas no contrapiso ou coladas com colas asfálticas, como os tacos.

Pisos flutuantes

São considerados pisos flutuantes os que não são colados ou pregados diretamente no contrapiso. Neste tipo a cola é utilizada apenas para fixação das réguas ou placas das juntas, através de encaixe macho e fêmea.

Resistência dos pisos laminados

Os pisos laminados são confeccionados com tecnologia e características de resistência ao impacto, riscos, manchas, brasa de cigarros, entre outros. Existem pisos especiais para o tráfego intenso, ou seja, de uso comercial, e de tráfego médio, uso residencial.

Para locais onde o piso é muito solicitado, como por exemplo o atrito das rodinhas de uma cadeira de dentista, é recomendável a aplicação do piso para tráfego intenso.

Locais ideais para instalar os pisos laminado

Em residências, devem ser aplicados em quartos, salas e halls. Aqueles de uso comercial são adequados para lojas, escritórios, hotéis e flats.

Aplicação sobre outro revestimento

O piso laminado deve ser instalado diretamente sobre o contrapiso, adequadamente nivelado. É possível aplicá-lo sobre piso cerâmico ou mesmo taco, desde que nivelados, sem umidade ou qualquer outro problema. Em presença de umidade, deve ser utilizado o filme plástico de polietileno antes do procedimento normal de instalação do piso laminado. Já para a absorção do som, evitando o “toc-toc” nos apartamentos e sobrados.

Limpeza dos pisos laminados

Os pisos laminados devem ser limpos utilizando-se um pano umedecido em água e sabão neutro. Na realidade, não é recomendável água em abundância nem uso de cera, pois essa última promove a formação de uma camada de gordura sobre o piso que irá dificultar sua limpeza. Já a remoção de tinta de caneta, por exemplo, pode ser feita utilizando-se um pano umedecido em amoníaco ou álcool. Manchas mais difíceis podem ser retiradas com um pano levemente umedecido em solventes à base de Toluol. Neste caso, deve-se seguir as recomendações dos fabricantes, pois esses produtos são tóxicos e altamente inflamáveis.

Trata-se de um produto com garantia e padronização, por ser industrializado; é hipoalergênico, sua instalação é rápida e, além disso, é ecologicamente correto, pois não agride o meio ambiente.

Durabilidade média de um piso

Se a manutenção for feita de forma adequada, os pisos laminados são fabricados para durarem muitos anos.

Instalação do piso

O recomendado é que a instalação seja feita por um profissional. O próprio consumidor pode fazê-la, desde que siga rigorosamente as instruções e use, para efeito de conservar o prazo de garantia, somente os acessórios e materiais do próprio fabricante.

Fonte: Eucatex e Abimci

Anuncie RM Neuvoo