Voltar

Madeiras : PMVA

Portas

A indústria de portas de madeira é considerada uma das mais representativas e competitivas do segmento de PMVA do setor madeireiro nacional. O mercado nacional de portas tem sofrido mudanças nos últimos anos, principalmente em função da padronização, qualidade e aceitação do produto.

A indústria nacional utiliza principalmente madeira de espécies plantadas na produção de portas de madeira, a exemplo do pinus e eucalipto.

A indústria de portas está voltada diretamente à indústria da construção civil e, portanto, fortemente atrelada aos fatores de crescimento e de desempenho deste setor da economia. Os lançamentos imobiliários são os principais drivers para o aumento da produção de portas do Brasil. Como a produção nacional está em sua maior parte voltada para o consumo doméstico, esta é sustentada principalmente por programas habitacionais e de infraestrutura (governo e investimento privado).

A efetiva instalação da porta na construção civil ocorre na fase de acabamento da obra. Como a maturação dos empreendimentos imobiliários é de aproximadamente 3-5 anos (período entre o lançamento e a conclusão da obra) sua comercialização e produção, via de regra apresenta este lapso de tempo.

A produção nacional de portas de madeira é pulverizada em número de empresas – cerca de 190 fábricas no Brasil, porém concentradas regionalmente, principalmente estados do Paraná e em Santa Catarina.

A diversidade, padrão e design das portas têm evoluído nos últimos anos, e o Brasil, apesar de ainda pouco participar do mercado mundial, tem acompanhado as principais tendências e demandas internacionais. A alta agregação de valor associado às portas de madeira no mercado internacional oferecem ao mesmo tempo desafios e oportunidades para a participação das empresas nacionais.

Em 2015 a produção de portas foi de aproximadamente 8,1 milhões de unidades de portas de madeira no Brasil, sendo 4,95 milhões de unidades referente a kit-portas prontas, que acompanham batentes e ferragens, somados a 3,15 milhões de unidades de folhas de portas.

Fonte: Abimci

Neuvoo Anuncie RM Gell