Voltar

Madeiras : PMVA

Blocks & Blanks

Este produto de comercialização recente, surgiu no mercado no início das exportações de pinus serrado, por volta de 1994/95. Embora não seja definido em normas técnicas nacionais, é conhecido no mercado como “clear blocks” ou “clears”. O produto refere-se a madeira serrada de pequenas dimensões, isenta de defeitos - nós e imperfeições visuais.

A comercialização dos clears é basicamente na exportação.

Destinam-se à confecção de molduras, esquadrias, revestimentos, partes e peças aparentes de móveis, ou são vendidos diretamente aos consumidores, para uso próprio (do-it-yourself) ou bricolagem. Os clears, emendados nos topos por finger joint, formam peças mais longas, conhecidas como blanks.

A exportação requer peças homogêneas e ausência de defeitos. Os clears são resultado do rebeneficiamento da madeira serrada, com ajuste de dimensões e eliminação de defeitos. Defeitos proibitivos são nós, medula, variação acentuada de cor, empenamentos e rachaduras de qualquer tip A secagem em estufa com equalização do teor de umidade à 12% (base seca) são condições impostas pelo mercado. As peças devem apresentar sobremedida para facilitar o ajuste às dimensões finais.

As especificações dimensionais dos clears são bastante flexíveis: espessuras entre 33 mm (1"5/16) e 38 mm (1"1/2); larguras de 47 mm (1"7/8) a 143 mm (5"5/8); e comprimentos acima de 150 mm (6") (Carvalho & Nahuz, 2001). Isto faz com que o aproveitamento da madeira seja alto, de cerca de 75% do volume total de madeira serrada seca em estufa obtido.

Fonte: Marcio Nahuz
Anuncie RM Neuvoo