Voltar

Madeiras estadunidenses e exóticas

Tulipeiro americano

Nome científico:
Liriodendron tulipifera

Outros nomes e Espécies Afins:
American Tulipwood/Yellow Poplar, Choupo amarelo (EUA), choupo tulipeiro (EUA), tulipeiro canário

Descrição da Árvore:
O alburno é branco cremoso e pode ter nós que variam do marrom amarelado pálido ao verde oliva. A cor verde do cerne tenderá a escurecer com a exposição à luz e se tornará marrom. A madeira tem uma textura que vai de média a fina, e possui nervura reta. O tamanho do alburno e algumas características físicas variam de acordo com a região de crescimento. A madeira conta com muitas características favoráveis e é ideal para uma ampla variedade de usos importantes. A forma do tulipeiro é parecida com a do choupo europeu, daí o seu nome nos Estados Unidos.

Propriedades Física:
A madeira do tulipeiro conta com densidade média e com valores baixos de flexibilidade. De resistência ao impacto, de rigidez e de valores de compressão.

Gravidade específica: 0,42
Peso médio: 449 Kg/m3
Encolhimento volumétrico médio: 9,8%
Módulo de elasticidade: 10894 Mpa
Dureza: 2402 N

Região de Ocorrência:
Através de todo o leste dos Estados Unidos.

Durabilidade:
O tulipeiro não é resistente à decomposição. O cerne é moderadamente resistente ao tratamento com preservativos, embora o alburno seja permeável.

Disponibilidade:
EUA: não há problemas de disponibilidade
Exportação: muito disponível em uma ampla gama de espessuras e especificações-padrão.

Trabalhabilidade:
Trata-se de uma madeira de serraria versátil, classificada como fácil de trabalhar mecanicamente, aplainar, de tornear, de colar e aparafusar. Seca facilmente com um mínimo de variações no rendimento final e tem pouca tendência a rachar quando é pregada. Aceita e retém pintura, esmalte e colorante excepcionalmente bem.

Indicações de Uso:
Construção leve, móveis, marcenaria interior, armários de cozinha, portas, painéis, molduras, painéis colados, madeira contra-chapa (EUA) torneado e gravado.

Fonte: AHEC
Anuncie RM Gell Neuvoo