Voltar

Madeiras estadunidenses e exóticas

Sicômoro

Sicômoro Nome científico:
Platanus occidentalis

Outros nomes e Espécies Afins:
American Sycamore, Buttonwood, plátano americano

Descrição da Árvore:
O alburno do sicômoro vai do branco ao amarelo claro, enquanto que o cerne vai do marrom claro ao marrom escuro. A madeira tem uma textura fina fechada, com nervuras entrelaçadas. Não tem relação nenhuma com o sicômoro europeu, mas possui a mesma classificação de família e características similares ao plátano europeu. Contrasta bem com outras espécies.

Propriedades Físicas:
A madeira do sicômoro está classificada como "moderada" em peso, dureza, rigidez e resistência ao impacto. Boa para o torneado e conta com boas qualidades de flexibilidade.

Gravidade específica: 0,49
Peso médio: 545 Kg/m3
Encolhimento volumétrico médio: 11,4%
Módulo de elasticidade: 9791 Mpa
Dureza: 3425 N

Região de Ocorrência:
Ao longo do leste dos Estados Unidos.

Durabilidade:
O cerne do sicômoro está classificado como não resistente a decomposição. O alburno é suscetível ao ataque dos coleópteros comuns da mobília, no entanto é permeável ao tratamento com preservativos.

Disponibilidade:
EUA: razoavelmente disponível em uma variedade de especificações e classes de madeira serrada e laminados.
Exportação: limitada, como conseqüência da procura esporádica.

Trabalhabilidade:
É fácil para o trabalho mecânico mas são necessárias serras elétricas de alta velocidade para evitar que se lasque. É resistente à separação, como conseqüência da nervura entrelaçada. A madeira é fácil de colar. Deve-se pintar e polir com cuidado para chegar a um excelente acabamento. Seca bastante rápido, embora tenha tendência à deformação. O encolhimento é classificado como "moderado" e oferece pouca variação no rendimento.

Indicações de Uso:
Móveis, partes da mobília (laterais de gavetas), marcenaria interna, painéis e molduras, assoalho, artigos para cozinha, tábua de carne e painéis de laminados.

Fonte: AHEC
Neuvoo Anuncie RM