Voltar

Madeiras estadunidenses e exóticas

Freixo americano

Nome científico:
Fraxinus spp

Outros nomes e Espécies Afins:
American Ash, Freixo do norte, Freixo do sul

Descrição da Árvore:
O freixo americano é similar em aparência ao freixo europeu. O alburno é claro, quase branco, e o cerne varia do marrom cinzento a marrom claro, ou amarelo pálido com nós marrons. A madeira geralmente apresenta nervura reta com uma textura áspera uniforme. O grau e disponibilidade do alburno levemente colorido, assim como de outras propriedades, varia dependendo das regiões de crescimento.

Propriedades Físicas
O freixo tem boas características de resistência em relação ao seu peso. Tem uma excelente resistência ao impacto e dá bons resultados no encurvamento à vapor.

Gravidade específica: 0,60
Peso médio: 673 kg/m3
Encolhimento volumétrico médio: 10,7%
Módulo de elasticidade: 11.977 MPa
Dureza: 5871 N

Região de Ocorrência:
Ao longo de todo o Leste dos Estados Unidos.

Durabilidade
Não é resistente à decomposição. O alburno é suscetível ao ataque das traças e de coleópteros comuns da mobília. O cerne é mais ou menos resistente ao tratamento com preservativos e o alburno é permeável.

Disponibilidade
EUA: facilmente disponível.
Exportação: boa disponibilidade como madeira serrada e laminados. A madeira serrada geralmente é classificada de acordo com a região de crescimento e se comercializa com freixo do norte e freixo do sul. Algumas vezes é separada pela cor e vendida como freixo branco (alburno) ou freixo marrom (cerne).
O fraxinus nigra, freixo negro, pode também ser comercializado como freixo marrom.

Trabalhabilidade:
A madeira do freixo se submete a um bom trabalho mecânico e é fácil também de pregar, aparafusar e colar. Pode ser pintada e polida para obter um ótimo acabamento. Seca com bastante facilidade, com um mínimo de desperdício e pouca variação no rendimento final.

Indicações de Uso:
Móveis, assoalhos, portas, interiores, marcenarias e molduras de alta qualidade, armários de cozinha, painéis, cabos de ferramentas, artigos esportivos e torneados

Fonte: AHEC
Neuvoo Anuncie RM