Voltar

Madeiras estadunidenses e exóticas

Carvalho vermelho

Nome científico:
Quercus spp

Outros nomes e Espécies Afins:
American red oak, Carvalho vermelho do norte, carvalho vermelho do sul

Região de Ocorrência:
Está distribuído ao longo do leste dos Estados Unidos. Os carvalhos são, de longe, o maior grupo de espécies dos bosques de madeira de lei do Leste. Os carvalhos vermelhos crescem em maior abundância que os carvalhos brancos. O grupo de carvalhos vermelhos é formado por várias espécies, entre as quais cerca de oito são comerciais.

Descrição da Árvore:
A cor do alburno do carvalho vermelho varia do branco ao marrom claro, enquanto que o cerne é um marrom rosado. A madeira é semelhante, em aparência geral, ao carvalho branco, mas com um desenho um pouco menos pronunciado, produto de raios menores. A madeira geralmente contém nervuras retas e possui uma textura áspera. O carvalho vermelho recebeu este nome pela cor das suas folhas no outono.

Propriedades Físicas
A madeira é dura e pesada, com resistência e rigidez média à flexibilidade, assim como alta resistência ao impacto. Preta-se bem para a curvatura à vapor. O carvalho vermelho do sul tem um crescimento mais rápido do que o do norte e tende a ser mais duro e pesado.

Gravidade específica:
a) 0,63
b) 0,68
Peso médio:
a) 705 Kg/m3
b) 753 Kg/m3
Encolhimento volumétrico médio:
a) 10,8%
b) N/A

Módulo de elasticidade:
a)12549 Mpa
b) 15721 MPa
Dureza:
a) 5738 N
b) 6583 N

a) quercus rubra (carvalho vermelho do norte)
b) quercus falcata (carvalho vermelho do sul)

Durabilidade:
Está classificada entre não resistente e pouco resistente à decomposição do cerne, sendo moderadamente fácil de tratar com preservativos.

Disponibilidade:
EUA: abundante. Trata-se da espécie mais utilizada.
Exportação: boa disponibilidade como madeira serrada e como laminado, sendo porém menor que a disponibilidade do carvalho branco. O carvalho vermelho normalmente é classificado de acordo com as regiões de crescimento e comercializado como "carvalho vermelho do norte" e "carvalho vermelho do sul".

Trabalhabilidade:
O carvalho vermelho se presta, com facilidade, para o trabalho mecânico. É simples para pregar e par aparafusar embora se recomende usar antes a broca. Pode ser pintado e polido para chegar a um bom acabamento. Seca lentamente e tem a tendência a separar-se e a entortar. O encolhimento é elevado e é suscetível a variação no rendimento.

Indicações de Uso:
Construção, móveis, assoalho, interiores arquitetônicos, marcenaria e molduras interiores, portas, gabinetes de cozinha, painéis, ataúdes e cofres. Não é conveniente para barris herméticos. O carvalho vermelho pode variar de cor, textura, características e propriedades, dependendo da região de crescimento, por isso recomenda-se que os usuários e os especificadores trabalhem conjuntamente com os fornecedores para ter certeza de que a madeira que estão pedindo se ajusta às suas necessidades específicas

Fonte: AHEC
Neuvoo Anuncie RM