Voltar

Madeiras estadunidenses e exóticas

Bordo duro

Nome científico:
Acer sacchaarum, Acer nigrum

Outros nomes e Espécies Afins:
American Hard Maple, Bordo de açúcar, bordo negro

Descrição da Árvore:
A cor do alburno branca cremosa, com uma leve tonalidade marrom avermelhado. O cerne vai do marrom avermelhado claro e escuro. A quantidade do cerne marrom escuro pode variar de maneira significativa, de acordo com a região de crescimento. Tanto o alburno como o cerne podem conter nódoas medulares. A madeira é de textura fina e fechada, e a nervura geralmente é reta mas também é possível que apresente desenhos ondulados, em forma de violino e nodosos.

Propriedades Físicas:
A madeira é dura e grossa, com boas propriedades de resistência, particularmente à erosão e ao desgaste. Conta também com boas propriedades de curvatura à vapor.

Gravidade específica: 0,63
Peso médio: 705 Kg/m3
Encolhimento volumétrico médio: 11,9%
Módulo de elasticidade: 12618 Mpa
Dureza: 6450 N
* valores para o Acer saccharum

Região de Ocorrência:
No leste dos Estados Unidos, principalmente nos estados do litoral atlântico central e dos Lagos. Trata-se de uma árvore de clima frio, típico do hemisfério norte.

Durabilidade:
O bordo duro está classificado com um pouco suscetível a decomposição do cerne; o alburno é suscetível ao ataque dos coleópteros da mobília. O cerne é resistente aos tratamentos com preservativos, mas o alburno é permeável.

Disponibilidade:
EUA: amplamente disponível.
Exportação: amplamente disponível com madeira serrada e como laminados. As classes com maior qualidade de madeira serrada estão disponíveis selecionadas por cor branca (alburno), embora isto pode limitar a disponibilidade. O bordo com desenhos (nodosos, ondulados, em forma de violino) geralmente está disponível só em volumes comerciais como laminado.

Trabalhabilidade:
A madeira do bordo duro seca lentamente, com um grande encolhimento, o que a deixa sujeita a variações de rendimento. Recomenda-se o uso da broca antes de pregar e aparafusar. Com cuidado, pode-se conseguir bons resultados com processo mecânico, com o torneado e a colagem. Pintada e polida oferece um acabamento extraordinário.

Indicações de Uso:
Assoalho, móveis, painéis, armários de cozinha, cobertura para mesas de todos os tipos, marcenaria interior: escadas, corrimãos, molduras e portas.

Fonte: AHEC
Anuncie RM Neuvoo