Voltar

Madeiras estadunidenses e exóticas

Álamo

Nome científico:
Populus tremuloides

Outros nomes e Espécies Afins:
American Aspen

Descrição da Árvore:
O alburno é de um branco que se dilui com o cerne marrom claro. Existe pouco contraste entre o alburno e o cerne. A madeira tem uma textura fina uniforme e a sua nervura reta.

Propriedades Físicas
A madeira é leve e branda, com pouca resistência à flexibilidade e a rigidez, além de possuir uma resistência média ao impacto. Tem uma baixíssima classificação em flexibilidade.

Gravidade específica: 0,387
Peso médio: 417 kg/m3
Encolhimento volumétrico médio: 9 ,2%
Módulo de elasticidade: 8.136 MPa
Dureza: 1557 N

Região de Ocorrência:
Ao longo dos Estados Unidos, mas, para o comércio, no Nordeste dos Estados Unidos.

Durabilidade
A madeira do álamo não é resistente à decomposição do cerne, no entanto é extremamente resistente aos tratamentos com preservativos.

Disponibilidade
EUA: limitada e pouquíssimas vezes está disponível em grandes volumes.
Exportação: limitada devido à pouca procura.

Trabalhabilidade:
O álamo não se separa quando é fixado com pregos, é fácil de trabalhar mecanicamente mas tem uma superfície levemente irregular. É possível torneá-lo, aparafusa-lo e lixá-lo satisfatoriamente. É fácil de pintar o envernizar, produzindo um bom acabamento, embora exige atenção em superfícies irregulares. O encolhimento vai de baixo a moderado e oferece uma boa estabilidade dimensional. O álamo é um verdadeiro choupo e por isso tem características e propriedades semelhantes às do choupo e do álamo europeu.

Indicações de Uso:
Partes de móveis (por exemplo, as laterais das gavetas), portas, molduras para fotografias, marcenaria interior, brinquedos, utensílios de cozinha. Nos Estados Unidos se usa para fósforos. Os usos especializados importantes incluem bancos para sauna, pela sua baixa condutividade térmica, pauzinhos chineses para comer

Fonte: AHEC
Anuncie RM Neuvoo Gell