Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Pata de vaca

Nome científico
Bauhinia forficata

Descrição da árvore
Forma: arvoreta caducifólia, com 4 a 10m de altura e com 10 a 20cm de DAP, a árvore, com até 20m de altura e 30cm de DAP, na idade adulta.
Tronco: tortuoso, curto e delgado. Fuste curto, raramente atinge 5m de comprimento.
Ramificação: cimosa. Copa arredondada ou estendida e aberta.
Casca: com espessura de até 7 mm. A casca externa é cinza-escura, lisa ou finamente fissurada. A casca interna é branca e fibrosa. Após incisão, a casca fica pardo-escura.

Características da Madeira
Massa específica aparente: a madeira da pata-de-vaca é moderadamente densa (0,66g/cm³), a 15% de umidade.
Cor: o alburno e o cerne não são diferenciados, de coloração branca.
Durabilidade natural: baixa, quando exposta ao tempo.

Espécies Afins
O genêro Bauhinia Plum. ex Linnaeus possui aproximadamente 250 espécies distribuídas nas regiões tropicais, subtropicais e temperada-quente da América, África, Ásia e Oceania. No continente americano se encontra o mais elevado número de entidades, sendo a área de maior diversidade específica a região amazônica do Peru e Brasil (Fortunato, 1986). Pelo menos 100 dessas espécies ocorrem no Brasil. As três variedades de B. forficata ocorrentes no Brasil possuem distribuição geográfica irregular: Bauhinia forficata Link var. platypetala (Burch. ex Benth.) Wund possui distribuição restrita no Maranhão, Pará, no Cerrado; e em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no Pantanal, enquanto Bauhinia forficata Link subsp. pruinosa (Vog.) Fortunato et Wunderlin, ocorre na Argentina, na Bolívia, no sul do Brasil, no Paraguai, e no Uruguai (Fortunato, 1986).

Produtos e Utilizações
Madeira serrada e roliça: a madeira de pata-de-vaca apresenta uso local e bastante restrito, principalmente em construção civil, obras internas, caixotaria, estacas, carpintaria e obras leves.
Energia: lenha de boa qualidade.
Celulose e papel: espécie adequada para produção de celulose.

Ocorrência Natural
Latitude: 4º S (Ceará) a 30º05' S (Rio Grande do Sul).
Variação altitudinal: de 30m no litoral das Regiões Sul e Sudeste a 1.100m de altitude, em Minas Gerais.

Anuncie RM Neuvoo