Voltar

Madeiras chilenas e exóticas

Peumo

Região de ocorrência:
Esta espécie se distibui geograficamente no sul da Região de Coquimbo até a província de Valdivia, tanto na cordilheira da Costa, como nos Andes. Mais abundante na Área Central do Chile.

Descrição da árvore:
Peumo ou Cryptocarya Alba, é uma árvore da família das Lauráceas. Esta é uma árvore de folhagem densa, sempre verde que alcança mais que 20 metros de altura, e 1 metro de diâmetro no tronco. A casca é de cor de marrom parda, lisa, e em algumas ocasiões apresenta um ponto rachado e enrrugado. Tem folhas simples, alternadas e opostas. O Peumo prefere um hábitat em lugares úmidos e sombrios, principalmente profundos de ravinas onde forma bosquesillos quase puros. No sul procura as cidades mais secas. Nesta área se associa basicamente com carvalhos e lingues.

Indicações de uso:
A madeira desta espécie, é dura e muito resistente à água, é freqüentemente usada na produção de tacos de sapatos e peças de carros. Também é muito explorada como lenha. A casca é rica em taninos, e é usado em curtumes. Também é boa para tingir o couro (cor laranja), e a fruta é comestível.

Fonte: chilexport.com
Anuncie RM Neuvoo