Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Ipê-rosa

Ipê-rosa

Nome científico
Tabebuia impetiginosa

Descrição da árvore
Forma: árvore caducifólia, com 10 a 15 m de altura e 30 cm de DAP na Caatinga, podendo atingir até 50 m de altura e 100 cm de DAP na Amazônia (Paula & Alves, 1997), na idade adulta.
Tronco: frequentemente tortuoso, podendo ser encontrados indivíduos de porte reto e cilíndrico. Fuste geralmente curto, com 4 a 8 m de comprimento, atingindo no máximo, 12 m.
Ramificação: cimosa. Copa larga e semiglobosa.
Casca: com espessura de até 12 mm. A casca externa é grisácea, levemente áspera, com sulcos longitudinais pouco profundos e fissuras horizontais curtas e irregulares e grossas. A casca interna é fibrosa, marrom-clara, levemente rosada.

Características da Madeira
Massa específica aparente: a madeira do ipê-rosa é densa (0,92 a 1,08 g.cm³), a 15% de umidade (Mainieri & Chimelo, 1989).
Massa específica básica: 0,79 g.cm³ (Jankowski et al., 1990).
Cor: o alburno e o cerne não são diferenciados, de coloração pardo-acastanhada ou pardo-acastanhada o pardo-havana-clara, geralmente uniforme, ás vezes com reflexos esverdeados.
Características gerais: superfície pouco lustrosa e medianamente lisa ao tato; textura fina a média, uniforme; grã direita ou revessa. Cheiro e gosto imperceptíveis.
Outras características: A descrição anatômica da madeira dessa espécie pode ser encontrada em Hora & Zeeuw (1979), em Mainieri & Chimelo (1989) e em Mattos (1999).

Espécies Afins
Tabebuia impetiginosa é espécie muito próxima a T. heptaphylla (ver Ipê-Roxo), sendo encontrados exemplares que aparentam se formas intermediarias entre duas (Gentry, 1992). Muitos botânicos tem agrupado essas espécies sob o nome de T. impetiginosa.

Produtos e Utilizações
Madeira serrada e roliça: a madeira do ipê-rosa pode ser usada em acabamento interno, confecção de artigos de esporte, cabos de ferramentas e implementos agrícolas; em construções externas é utilizada como estruturas, dormentes e cruzetas; esquadrias e lambris; peças torneadas, tacos e tabuas para assoalhos, vagões, carroçarias e instrumentos musicais;em construção civil é usada como caibro, forro, ripa, vigamentos, e degraus de escada e postes.
Energia: lenha de boa qualidade.
Celulose e papel: espécie inadequada para este uso. O comprimento das fibras varia 1,28 a 1,51 mm.

Neuvoo Anuncie RM