Voltar

Madeiras chilenas e exóticas

Mañio

Mañio O Mañio, é uma conífera que se divide em subespécies bem diferenciadas; o Mañio de folhas curtas, o Mañio de folhas longas e o Mañio de folhas penetrantes.

MAÑIO DE FOLHAS CURTAS

Região de ocorrência:
É uma conífera bastante tolerante que cresce em solos úmidos entre Curicó e Porto Aysen, se encontra nos municípios de Llanquihue, Chiloé e Aysén, área que na atualidade está praticamente restringida. Forma florestas puras ou se associa com coigue, tineo, árvore de canela, mañio de folhas penetrantes e mañio de folhas longas.

Descrição da árvore:
O Mañio de folhas curtas, alcança um tamanho médio, com troncos de até 20 metros de altura e 2 metros de diâmetro, freqüentemente subdividiu em várias fustes de diâmetro menor a pouca distância do solo e com um crescimento relativamente lento. A madeira não apresenta diferenciação entre brancura e cerne, exibindo uma cor branca amarelada. Os anéis de crescimento são muito visíveis e apresenta um venoso que pode variar de suave para pronunciado, com um brilho de grão certo e uma textura boa e homogênea.

Resistência:
A madeira é semi-leve, com uma contração mediana, sua durabilidade provável é de escassa a moderada, é macia e possui pequena capacidade mecânica a flexão . Não apresenta problemas na secagem, cola, pinta e enverniza com bastante facilidade.

Indicações de uso:
Os usos principais estão na produção de móveis, portas, janelas, cortinas, pisos, forros, chapas, madeira compensada, embalagens, mastros.

MAÑIO DE FOLHAS LONGAS

Região de ocorrência:
Esta espécie de Mañio, se encontra de preferência no nível do mar, em lugares úmidos e de baixa temperatura, ficando situado entre Curicó, e Chiloé, mas só adquire importância na área sul, especialmente na Província de Valdivia. Cresce isoladamento ou em grupos, associa-se principalmente ao carvalho, loureiro e lingue.

Descrição da árvore:
O Mañio de folhas longas, possui um tamanho médio, com troncos de 15 metros de altura e diâmetros de no máximo 1 metro, de um modo cônico, às vezes torcido com crescimento mais rápido que o outro mañios.

Resistência:
A madeira é de cor branca amarelada, sem diferenciação entre brancura e cerne e com características semelhantes a esses do Mañio de folhas curtas, mesmo quando seu peso, dureza e resistência são diferentes, é uma madeira clara, semidura e com capaciadade mecânica média a flexão.

Indicações de uso:
Possui os mesmos usos que o mañio de folhas curtas.

MAÑIO DE FOLHAS PENETRANTES

Região de ocorrência:
Este é um dos melhores desta espécie, e fica situado nas Províncias de Llanquihue e Chiloé, cresce de preferência em solos profundos com bastante umidade, especialmente próximo a correntes de água. Associa-se com larch, coigue e em lugares de menor qualidade como tepa, árvore de canela, mañio de folhas curtas e diversas Mirtáceas.

Descrição da árvore:
O Mañio de folhas penetrantes, é o mañio que alcança melhor desenvolvimento, com troncos de até 25 metros de altura 1.2 metros de diâmetro, de forma cilíndrica, reta, e limpa de ramas em grande parte de sua extensão.. A madeira possui propriedades semelhantes a esses do Mañio de curto e seus usos são os mesmos.

Fonte: chilexport.com
Neuvoo Anuncie RM