Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Araribá-amarelo

Araribá-amarelo

Nome científico:
Centrolobium microchaete

Descrição da árvore
Forma: árvore semicaducifólia, com 5 a 15m de altura e 40 a 70cm de DAP, podendo atingir até 30m de altura e 120cm de DAP, na idade adulta.
Tronco: geralmente reto e cilíndrico. Fuste com até 12m de altura, com presença de sapopemas pouco desenvolvidas na base.
Ramificação: cimosa ascendente. Copa ampla geralmente arredondada, densifoliada.
Casca: com espessura de até 15 mm. A casca externa é cinza-clara ou parda-acizentada, áspera, levemente fissurada na base do tronco, soltando pequenas placas. Apresenta lenticelas formando linhas longitudinais. A casca interna é amarelada.

Características da Madeira
Massa específica aparente: a madeira do araribá-amarelo é moderadamente densa (0,70 a 0,85 g/cm³), a 15% de umidade (Boiteaux, 1947).
Massa específica básica: 0,66 g/cm³ (Jankowsky et al., 1990).
Cor: alburno branco-amarelado. Cerne irregular quanto à cor, variando de amarelo-vivo ao castanho-avermelhado, freqüentemente com veias ou manchas e reflexos alaranjados.

Características gerais
superfície lisa ao tato e bastante lustrosa; textura média; grã direita. Cheiro pouco ativo, mas agradável e gosto imperceptível.
Durabilidade natural: madeira com alta resistência ao apodrecimento.
Espécies Afins
Existem quatro espécies de Centrolobium Martius extra-amazônicas: C. microchaete, C. robustum, C. sclerophyllum e C. tomentosum (Lima, 1983/1985). C. microchaete tem grande afinidade com C. robustum (Vell.) Mart. ex Benth. (ver Nº 25), da qual é diferenciada pelas flores e frutos de menor tamanho.

Produtos e Utilizações
Madeira serrada e roliça: a madeira de araribá-amarelo, por ter retratibilidade e resistência mecânica médias e aspecto agradável, é indicada para confecção de mobiliário e marcenaria de luxo, construção civil e naval, tanoaria, obras externas e hidráulicas, tábuas, tacos para assoalho, dormentes, lâminas faqueadas para painéis decorativos e peças torneadas.
Energia: lenha de primeira qualidade.
Celulose e papel: produz papel de baixa qualidade; comprimento da fibra de 0,89 mm.

Ocorrência Natural
Latitude: Centrolobium microchaete ocorre em duas áreas disjuntas. A primeira no Ceará, entre 3º15' S a 4º S, e a segunda, no leste do Brasil, entre 8º S (Pernambuco) a 27º15' S (em Santa Catarina, no vale do Rio Tijucas).
Variação latitudinal: de 30m no litoral das regiões Sul, Sudeste e Nordeste a 900m de altitude, no Ceará, Paraná e no Estado de São Paulo.

Neuvoo Anuncie RM