Voltar

Madeiras chilenas e exóticas

Eucaliptus

Região de ocorrência:
O eucaliptus, tal qual o pino insigne, é uma espécie introduzida artificialmente no Chile em regiões úmidas e sem frio. A altura pode chegar facilmente aos 70 metros e a 2 metros de diâmetro. Suas folhas pontudas se alongam em sua idade adulta, através de sua casca permite ver no seu interior uma cor branca prateada. Essa espécie pode viver até 100 anos.

Descrição da árvore:
A característica mais particular desta espécie é que apresenta tipos distintos de folhas nos exemplares adultos e nos mais jovens. Enquanto numa são largas e pontiagudas de uma tonalidade verde escura, na outra apresenta folhas couraçadas de cor verde clara A madeira possui tonalidades que vão do rosa amarelado pálido para um marrom avermelhado pardo. Não possui muitos poros e os anéis anuais são largos e de difícil visualização. É uma madeira semidura.

Indicações de uso:
Os usos principais são na produção de celulose pelo alto desempenho e qualidade. A madeira também é usada para a produção de estacas, postes, têm uma resistência entre 3 a 10 anos enterrados e de 8 e 25 anos expostos a intempéries.O nome Huilliche é Lahuán. Tem grande importância como espécie ornamental e se utiliza em programas de refloretamento na cordilheira, em terras pobres. Na medicina popular, os Huilliches utilizam parte da árvore para produzir óleos contra certas enfermidades.

Fonte: chilexport.com
Neuvoo Anuncie RM