Voltar

Madeiras chilenas e exóticas

Araucaria

Araucaria Região de ocorrência:
A Araucária araucana, originária da América, se encontra no sul do Chile, entre 700 a 1500 mts de altura ao nível do mar, formando florestas extensas, com tendência para formar associações puras, embora é comum vê-la acompanhada por Lenga, Ñirre, árvore de Canela, Mañio ou Ciruelillo (Notro). Normalmente cresce em solos de origem vulcânica, em áreas de precipitação abundante de neve, mas em geral, não excessivamente úmida.

Descrição da árvore:
Esta espécie, de grande beleza acaba medindo entre 50 e 60 metros de altura. Possui um tronco áspero, cilíndrico. É comum encontra-la com 25 para 30 metros de altura, com um metro de diâmetro, pode ter uma idade entre 200 e 400 anos. É uma árvore de bastante longevidade que pode chegar aos 1000 anos. A madeira é de cor ocre amarelado ou creme, sem diferenciação entre brancura e cerne. Os anéis de crescimento são pouco visíveis, o que dá à madeira um tom opaco. É de textura bem homogênea, possui boas características de trabalhabilidade.

Resistência:
É uma madeira leve de contração média para grande, não é muito durável, macia para semi-dura apresenta pequena capacidade mecânica em relação a flexibilidade.

Indicações de uso:
Os principais usos são na produção de pisos, forros, móveis, chapas e madeiras compensadas, chassi, janelas, cortinas, suportes. A secagem não apresenta maiores problemas, é permeáve. Cola, pinta e enverniza sem problemas.

Fonte: chilexport.com
Anuncie RM Neuvoo