Voltar

Madeiras chilenas e exóticas

Roble

Região de ocorrência:
O Roble, é uma espécie nativa, característica da área sul do Chile. A altura vai dos 5 aos 45 metros, possui um tronco reto e livre de ramificações até os 15 metros. As ramas crescem em forma irregular com cotovelos múltiplos que dão uma forma frondosa, mas apresentam pouca sombra.

Descrição da árvore:
As tonalidades da madeira vão de uma cor avermelhada ou marrom pardo. A casca possui uma cor de cinzenta, de textura com rachas fundas. O Roble é uma espécie de crescimento lento, crescendo em sua idade adulta entre 200 e 600 anos, ainda que se conheçam exemplares de até 1600 anos. Esta espécie prefere as terras com água abundante, mesmo quando as raízes com pequena aeração o fazem crescer sem problema em terras de pó compacto. Também pode ser encontrada em terrenos arenosos e terras graniticas. Também possui uma grande resistência ao frio.

Resistência:
Esta madeira possui uma grande dureza e densidade, com anéis muito visíveis marcados por tons amarelos entre sua coloração marrom escura.

Indicações de uso:
Sua grande resistência para a água torna uma madeira boa para a construção de embarcações, e sua casca também possui propriedades medicinais, como antinflamatório. Os usos principais estão na construção e a carpintaria, podendo ser utilizada em navios, decoração, carreteria, espingardas, rifles, vias férreas, marcenaria e principalmente em vitivinicolas como recipientes para dar o buquê ao vinho.

Fonte: chilexport.com
Neuvoo Anuncie RM