Voltar

Madeiras chilenas e exóticas

Ciprés

Ciprés Região de ocorrência:
O Ciprés da Cordillera se encontra entre a zona de Aconcagua (V.Región) até o sul de Chiloé (X.Región) na Cordilheira dos Andes até 2000 m.snm e também no sul da Cordilheira da Costa. O Cipreste da gama Montesa é uma espécie sempre verde e pode alcançar até 25 m de altura. Cresce em solos pobres, pouco profundos e pedregosos, a casca é enrrugada, com figuras longuitudinais (Outros nomes: Lahuán, Ciprés de la Cordillera).

Descrição da árvore:
Esta madeira de cor de marrom clara até a branca. Ao longo da madeira aparecem linhas marrom avermelhadas e cores claras. Uma característica do Cipreste são os nós. Os nós fixos quase são da mesma cor, mas de um tom ligeiramente mais escuro que o resto da madeira. Os nós soltos que são como anéis escuros, quase pretos. A madeira é fácil de trabalhar, escovar, colar e realizar tratamento superficial. Os raios da medula, uniseriados e homogêneos, são visíveis dependendo do corte na face.

Secagem:
O Cipreste de madeira da gama Montesa, com 12% de umidade, tem um peso de 440 Kg/m3 e é classificado como madeira leve. A secagem ao natural desta madeira não apresenta problemas. Requer 6 a 9 meses por centímetro de densidade, alcançando uma umidade final de 15 a 18% no sul do Chile. Esta madeira também é fácil de secar no secador, sem apresentar qualquer tipo de problemas. É recomendado que a média de temperatura durante a secagem não seja superior aos 60 às 65ªC. A madeira seca é muito estável em suas dimensões.

Resistência:
Esta madeira não é classificada como resistente contra pragas. Para usar a madeira em ambiente externo é necessário aplicar uma pintura apropriada. Em interiores a madeira pode se deixada ao natural. A absorção e penetração de impermeabilizantes é irregular e escassa. Como tratamento superficial, são obtidos resultados excelentes com a aplicação de óleo (em interiores), verniz, laca, pintura.

Indicações de uso:
Devido as suas características é usado para fabricar portas interiores, forros internos e externos, móveis, tábuas, brinquedos, caixas para mesadas, escrivaninhas, lápis, instrumentos musicais, produtos de artesanato e utencílios de cozinha.

Fonte: chilexport.com
Anuncie RM Neuvoo