Voltar

Madeiras brasileiras e exóticas

Cedro-rosa

Cedro-rosa Nome científico
Cedrela odorata L.

Família
Meliaceae

Nomes comerciais
Cedro, cedro vermelho, redceder, cedar, cedre acajou, ceder, cedro rosa, cedro cobrado, cedro blanco, c.amargo, cedro macho.

Origem
Material lenhoso para os estudos tecnológicos foi obtido no Estado de São Paulo, na Alta Sorocabana, município de Cândido Mota e, ainda, no norte do Estado do Paraná e vale do Itajaí, Estado de Santa Catarina.

Característica gerais
Madeira leve, ceme variando do bege-rosado-escuro ou castanho-claro-rosado, mais ou menos intenso, até o castanho avermelhado, textura grossa;grã direta ou ligeramente ondulada, superficie lustrosa e com reflexo dourados; cheiro característico, agradável, bem pronunciado em algumas amostras, quase ausente em outras ; gosto ligeramente amargo.

Origem
Dado não disponível.

Trabalhabilidade
Dado não disponível.

Durabilidade
A madeira de CEDRO é considerada de resistência moderada ao ataque de organismos xilófago , segundo observações práticas a respeito de sua utilização.

Preservação
A madeira de CEDRO, em tratamentos sob pressão, em ensaios de laboratórios, demonstrou ser de baixa permiabilidade às soluções preservantes.

Usos
A madeira de CEDRO, por apresentar retrabilidade linear e volumétrica baixas,e propriedades mecânicas entre baixa e média, é particularmente indica para partes internas de móveis finos,folhas faqueadas decorativas, contraplacacados, embalagens decorativas, molduras para quadros, modelos de fundicão, obras de entalhe , artigos de escritórios, instrumentos musicais, em construcão civil, como venezianas, rodapés, guarnicões, cordões, forros , lambris em construcão naval, como acabamentos internos decorativos, casco de embarcacões leves, cabos de vassouras, etc. A madeira de CEDRO classifica-se, entre as madeiras leves, que tem mais diversificacão e é superada somente pela madeira do PINHO-DO-PARÁ.
Neuvoo Anuncie RM