Voltar

Madeiras chilenas e exóticas

Álamo

Região de ocorrência:
O Álamo é uma espécie originária do hemisfério norte e prefere solos permeáveis, com umidade abundante. São conhecidas mais de trinta variedades que podem alcançar 40 metros altura e 2 metros de diâmetro.

Descrição da árvore:
O Álamo é uma madeira leve, de pequena textura cujo cerne é bem distinto. Os anéis anuais são claramente visíveis na cabeça e na face. A madeira é macia, porosa e tem pequena contração. Os nós que aparecem freqüentemente na madeira possuem cores mais escuras que o resto da madeira e eles não são muito atraentes. Estando seca é uma madeira fácil de trabalhar, colar e.serrar.
A madeira às vezes apresenta manchas cinzas e escuras, que são atacadas por fungos quando o tronco fica muito tempo na intempérie, submetido a umidade da terra.

Secagem:
No processo de secagem natural, esta madeira apresenta problemas médios, como, torções e rachaduras. A secagem ao natural requer condições ambientais boas, se a madeira não tiver bastante circulação de ar, é atacada depressa por cogumelos. Se as condições forem boas a madeira com um centímetro de densidade pode secar em pouco mais de seis meses, alcançando uma umidade final aproximada de 15 a 18% no sul do Chile. É muito difícil prever como irá se comportar a madeira. Na secagem artificial são apresentados os mesmos problemas. Uma média de temperatura de 55-60ºC é recomendada.

Resistência:
A resistência natural do Álamo contra cogumelos e insetos pode ser classificada como uma madeira não muito resistente, porque a durabilidade externa, debaixo de uns beirados bons, é satisfatória, embora seja recomendado aplicar um tratamento superficial apropriado, mas estando sem proteção, ao sol e a umidade, deterioram a madeira muito rápido. Porém trabalhando em interiores, com ou sem tratamento superficial, dá bons esultados.

Trabalhabilidade:
Ao trabalhar com impermeabilizantes, apresenta uma absorção boa à penetração. Os trabalhos a base de óleo exigem às vezes uma segunda de mão para uma boa absorção da madeira, antes de continuar com as próximas etapas. Para o uso de verniz, pintura e laca, deve-se aplicar uma boa base.

Indicações de uso:
Devido ao seu peso leve e facilidade de trabalhar o Álamo é usado na construção de instrumentos, marquetas, modelos de aviões, chapas, núcleo não coberto com chapas, próteses para o ser humano, gavetas para mesas, barril para mel. Em diferentes países o Álamo tem bastante importância na produção da celulose. Na Europa, é usado para a produção de móveis. Ele tem baixo peso e é mecanicamente muito resistente. No sul de Argentina e na área central de Chile, o Álamo completa uma função importante como cortina contra o vento, o que dá uma característica muito característica para estas regiões.

Fonte: chilexport.com
Neuvoo Anuncie RM