Voltar

Madeiras paraguaias e exóticas

Laurel hu canela

Nome Científico:
Ocotea porosa (Nees) Barroso, Lauraceae.

Outros nomes e Espécies Afins:
É conhecida também pelo nomes de Canela-imbuia, Imbuia-amarela, Imbuia-brazina, Imbuia-clara, Imbuia-parda, Imbuia rajada, Imbuia-preta, Umbuia. Ocotea catharinensis (canela-preta) e Cinnamomum vesiculosum, duas espécies próprias da região Sul, apresentam características similares.

Descrição da Árvore:
Árvore que normalmente atinge de 15 a 0 m de altura e de 50 a 150 cm de diâmetro, o tronco é grosso e tortuoso, formando uma copa ampla. Possui casca espessa, cinzento-escura, superficialmente fissurada e com excrescências globosas.

Características da Madeira:

Cerne muito variável, indo do pardo-claro-amarelado ao pardo-escuro-avermelhado, normalmente com a presença de veios mais escuros, paralelos ou ondulados. Grã direita a reversa; superfície irregularmente lustrosa e lisa, odor característico e agradável; sabor amargo e adstrigente.

Região de Ocorrência:
Ocorre em todas a região centro-sul do estado do Paraná, e nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Propriedades Físico-Mecânicas:
A madeira de Imbuia apresenta massa específica e resistência mecânica médias, com retratibilidade volumétrica baixa. É considerada de boa durabilidade natural.

Comportamento Durante a Secagem:
A madeira é de media a difícil secagem ao ar; muito lenta para peças mais espessas e que apresentam maiores riscos da ocorrência de colapso e rachaduras internas. A secagem artificial deve ser lenta e cuidadosa.

Trabalhabilidade:
É facilmente serrada e o seu trabalho com máquinas é igualmente satisfatório. Proporciona bom acabamento, recebendo bem verniz e pintura. O pó fino liberado durante o beneficiamento pode causar dermatite.

Indicações de Uso:
Mobiliário de luxo , folhas faqueadas decorativas, peças torneadas, painéis compensados e divisórias. Em construção civil como vigas, caibros, ripas, marcos ou batentes de portas e janelas, molduras, lambris e similares; ou em partes externas como esteios, estruturas e etc.
Neuvoo Anuncie RM