Voltar

Madeiras estadunidenses e exóticas

Sassafrás

Nome científico:
Sassafrás albidum

Outros nomes e Espécies Afins:
American Sassafrás,Olmeiro dourado

Descrição da Árvore:
A cor do cerne do sassafrás tem uma tonalidade que vai do marrom pálido ao marrom alaranjado, semelhante ao do freixo ou ao da castanheira. A cor do seu estreito alburno é o branco amarelado. A madeira tem uma textura áspera e normalmente as nervuras são retas. É muito conhecido como uma espécie aromática.

Propriedades Físicas
Conta com uma resistência média em todas as categorias, exceto na rigidez que está clasiificada como baixa. Presta-se bem para o processo de curvatura à vapor.

Gravidade específica: 0,46
Peso médio: 497 Kg/m3
Encolhimento volumétrico médio: 8,2%
Módulo de elasticidade: 7722 Mpa
Dureza: 2802 N

Durabilidade:
Sob condições de exposição a umidade, o cerne do sassafrás é muito resistente a decomposição. O alburno é suscetível ao ataque da traça. O cerne é um pouco resistente ao tratamento com preservativos, no entanto o alburno é permeável.

Disponibilidade:
EUA: limitada, tanto a madeira serrada como a laminada.
Exportação: extremamente limitada, a laminada conta com uma maior disponibilidade.

Trabalhabilidade:
O sassafrás é fácil de trabalhar de chegar a um bom acabamento. A colagem está classificada como boa e sustenta melhor os parafusos do que os pregos, para os quais pode ser necessário o uso prévio da broca para evitar as separações. E preciso ter cuidado com a secagem porque esta madeira tem uma tendência a formar gretas como resultado de uma certa variação no rendimento.

Indicações de Uso:
Móveis, marcenaria interior e exterior, janelas, portas e marcos de portas, além de armários de cozinha.

Fonte: AHEC
Neuvoo Anuncie RM